Em sua 25ª edição, a medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução nº 05/95 e acontece desde 2006. Ela é outorgada a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, em decorrência da prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de São Luís.
A honraria, que leva o nome do fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, é a mais alta distinção outorgada pela Casa de Leis. Os nomes dos agraciados foram aprovados, por unanimidade, pelo plenário em sessões legislativas ao longo dos meses de novembro e dezembro.
Fizeram parte da mesa solene dos trabalhos, além do presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT) que presidiu a sessão: o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo de Sousa, representando o senhor Edilson Baldez das Neves; a vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD), que representou o prefeito Eduardo Braide (PODE); os vereadores Aldir Júnior (PL) e Octávio Soeiro (PODE); a desembargadora Nelma Sarney, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo.
O presidente da Câmara, Osmar Filho, iniciou a cerimônia parabenizando os homenageados. “Esperamos que essa medalha sirva como incentivo para que estejam sempre conosco, lutando pelo desenvolvimento da nossa capital maranhense, e que o exemplo de vocês inspire toda a sociedade ludovicense”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Octávio Soeiro (Podemos) prestou justas homenagens a Maria Thereza Rocha (Pres. da Associação dos Procuradores Municipais), Luciano Genésio (Prefeito de Pinheiro) e Joabson Júnior (Presidente do Comitê de Limpexa Urbana).
A lista de homenageados inclui médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos e políticos de destaque, além de personalidades que tenham colaborado para o engrandecimento da cidade.