Sem sombra de dúvidas o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, teve um ano de intenso trabalho em todo o Estado. O programa Escola Digna se consolidou como um diferencial no Governo Flávio Dino (PSB), na construção de escolas, reforma ampla e modernização – e mais: hoje não se ver reclamação de professores com paralisação, por exemplo.
Camarão avançou muito dentro do Governo Dino, pois com boa gestão resolveu muitos problemas antigos, na Educação, Cultura com a indicação de Diego Galdino (hoje na Casa Civil, ‘homem de confiança’ de Dino), e depois o Anderson Lindoso, e em outras secretarias com a ajuda na escolha do governador. Houve acerto de Felipe Camarão também nesse aspecto, por isso, ele se tornou um dos melhores quadros da atual gestão socialista.
A visão política de Camarão em recuar na pré-candidatura, que seria legítima ao Governo pelo PT, foi estratégica, e mostra sua qualidade em respeitar a posição do seu grupo político. Desta forma, uma pré-candidatura à Câmara Federal poderá redundar numa eleição tranquila ao cargo de deputado federal.
Felipe Camarão tem uma avaliação popular acima da média, sinal do bom trabalho e o legado enorme que vem construindo na importante pasta que administra. Como se trata de um jovem, trajetória política começa no plano nacional, mas o desfecho será regional – com certeza.
A estrada é extensa, porém, o caminho parece bem ilumiado para o secretário da SEDUC trilhar… vamos acompanhar atentamente o novo posicionamento do tabuleiro de xadrez político de 2022.
Todos os nomes citados na imprensa que podem talvez ser o vice na chapa do Brandão ,são de pessoas altamente gabaritadas para o cargo. Entretanto, o que mais se destaca e tem uma aceitação popular em todas as camadas da sociedade desse estado,é o professor Felipe Camarão que foi o diferencial entre todos os colaboradores do governador ,com a implantação do projeto Escola Digna,que revolucionou a educação no Maranhão.