O ex-presidente Lula durante entrevista a Blog’s e sites independentes, falou sobre o cenário político-eleitoral de 2022, em vários estados, inclusive, o Maranhão. O petista disse que não vai se meter no imbróglio entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB).
Lula disse que vai ser complicado apoiar uma candidatura do PSDB, no caso de Carlos Brandão, mas deu a senha para resolução do problema: “Eles vão ter que se acertar (Weverton, Brandão e Flávio Dino) lá para facilitar nossa vida”, disse.
De acordo com o petista, o seu interlocutor é governador Flávio Dino (PSB), mas precisa resolver o problema no Maranhão.
“Nós defendemos a candidatura do Flávio Dino. Agora, o companheiro Flávio Dino tem um candidato, dele, que é o vice, que é do PSDB. Ele sabe que é difícil a gente apoiar o PSDB. Nós temos a candidatura do Weverton, então eles vão ter que se acertar lá para facilitar nossa vida”, afirmou.
Dino está pressionado, e já disse nesta quarta-feira (19), durante viagem a Imperatriz, que vai realizar a reunião para sacramentar seu apoio político no próximo dia 31.
Para ter o apoio do PT nas eleições 2022, Carlos Brandão terá que deixar o PSDB, e desembarcar no PSB, que é comandado pelo deputado federal Bira, no Maranhão, aliado de primeira hora do governador Flávio Dino. Neste caso, o xeque-mate poderia ser dado com a indicação do PT a vice na Chapa – mas isso conto depois, em um outro post.
Do contrário o PT cairá, de forma macia, no colo do senador Weverton Rocha, que, por sinal é muito amigo do Lula.