Uma ala do Cidadania sugeriu a João Doria o nome da senadora Eliziane Gama (foto), do Maranhão, como possível vice na chapa presidencial encabeçada pelo tucano. A possibilidade não foi discutida no âmbito da executiva nacional.
Os dois estiveram reunidos para tratar desse assunto na última sexta-feira (4). Na manhã de hoje (7), a senadora participou da reunião do secretariado de São Paulo, a convite do governador. “Estamos debatendo sobre isso”, confirmou a este site a própria Eliziane.
Ex-deputada é ligada à Assembleia de Deus, Eliziane foi eleita senadora pela primeira vez em 2018, na chapa de Flávio Dino, à época do PCdoB. Ela se destacou na CPI da Covid.
O Cidadania tem uma pré-candidatura ao Planalto oficializada: a do senador Alessandro Vieira, de Sergipe.
No próximo dia 15, o Cidadania, presidido nacionalmente pelo Roberto Freire, decidirá sobre qual federação irá compor: a aliança formal com o PSDB é uma das opções. Também estão sobre a mesa as propostas de federação com Podemos, de Sergio Moro, e PDT, de Ciro Gomes.
O deputado Daniel Coelho, que integra a executiva nacional, disse a O Antagonista que “o apoio da senadora de Eliziane à proposta de federação com PSDB pode ser decisivo, já que a senadora tem excelente trânsito nas bases do partido”.
“Seu nome na vice, sem dúvida, pode ajudar muito qualquer candidato a presidente. Mulher, nordestina, evangélica progressista, senadora atuante e respeitada: Eliziane tem um excelente perfil. Mas, para falarmos de formação de chapa, é preciso esperar e respeitar a decisão do colegiado, que é soberana”, disse ele.
“Agora é hora unir o partido, debater e convencer, para que a decisão seja tomada cumprindo todos ritos da nossa democracia interna”, acrescentou. (Antagonista)
O partido está dividido e o clima não é dos melhores nos bastidores.