Nessa terça-feira (23), a deputada estadual Daniella, por meio da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão, debateu com o Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão e com o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência a implementação de políticas públicas que preservem a garantia de direitos dessa população.
Durante a reunião, o enfrentamento da violência contra a mulher com deficiência também foi destaque, assim como a elaboração de uma lei que cria o Dia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher com Deficiência.
Para Priscila Selares, coordenadora-geral da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência, é preciso desobstruir os caminhos das pessoas com deficiência para que haja efetiva igualdade de direitos e proteção.
“Precisamos de leis que nos defendam. Infelizmente, as que temos no Maranhão nem sempre nos contemplam. No tocante ao enfrentamento da violência, necessitamos tirar as mulheres com deficiência da invisibilidade, pois ainda não há dados estatísticos das violações que sofremos”, destacou.
De acordo com a deputada Daniella, o posicionamento da Procuradoria da Mulher é de parceria com as entidades representativas.
“Trata-se de uma responsabilidade social. Essas mulheres têm seus direitos negados todos os dias pela sociedade, e nós precisamos reparar essa injustiça histórica. Juntos, vamos construir instrumentos de enfrentamento à violência contra a mulher deficiente”, reforçou.