Zé Inácio destaca importância da luta antirracista

Publicado em: 23 de março de 2022

Deputado Zé Inácio destaca importância da luta antirracista

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Inácio destacou o ‘Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial’, celebrado dia 21 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas como forma de protesto pelo assassinato de 69 negros, na África do Sul, em 1960, quando se manifestavam pacificamente contra a obrigatoriedade de passaporte interno, exigido à população negra, àquela época, para locomover-se dentro de seus próprios territórios.

Zé Inácio fez uma reflexão sobre a data e a importância da luta no combate a práticas racistas abomináveis que ocorreram no passado e que continuam sendo praticadas nos tempos atuais.

“O racismo marcou drasticamente a história e provocou vários conflitos sociais que não trazem qualquer saudade. A resistência dos grupos organizados contra manifestações racistas foi e ainda é um instrumento valioso no combate ao racismo velado”, disse.

O parlamentar relembrou momentos que ficaram marcados na história mundial da luta antirracista, como o Apartheid na África do Sul; o nazismo na Alemanha, o genocídio dos povos indígenas nas Américas e a exploração escravocrata nas nações colonizadas.

Conquistas

Ressaltou, ainda, as importantes conquistas dos negros no Brasil ao longo dos anos, como a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a sanção da lei de cotas na educação e no serviço público federal, política efetivada pela presidenta da República Dilma Rousseff, “hoje ameaçada pelo governo Bolsonaro”.

Zé Inácio, que é o único deputado autodeclarado negro na Assembleia Legislativa do Maranhão, tem sido incansável na luta e na defesa dos direitos do povo negro no estado. Prova disso são as ações de seu mandato voltadas para esta população, como a resolução administrativa n° 834/16, que garante a reserva de 20% das vagas dos concursos públicos do Legislativo maranhense para negros e negras; a edição da lei que torna o 20 de novembro ‘Dia da Consciência Negra’, sendo feriado estadual; a criação da medalha “Negro Cosme”, entre outras iniciativas.