Saiu neste domingo (1º), mais uma pesquisa, encomendada pelo Grupo Mirante de Comunicação para o Governo do Maranhão. Os apontamentos mostram o crescimento da liderança do governador Carlos Brandão (PSB) com destino à reeleição.
Agora, Brandão está com 24%, contra 20% do senador e pré-candidato pelo PDT, Weverton Rocha. Em seguida vem o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD) com 12% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) com 11%. Os outros postulantes enm alcançam os dois dígitos.
Se levarmos em consideração o úlitmo levantamento, o governador Carlos Brandão ampliou a diferença para Weverton, já que era de 1% e foi para o patamar de 4%, fora da margme tpecnica de empate.
Rejeição – Com relação a rejeição, ninguém é mais rejeitado que o deputado federal e pré-candidato pelo PL, Josimar de Maranhãozinho com 24%. Depois, aparecem o senador Roberto Rocha (PTB) com 21%, Weverton 15%, Brandão 13% e Edivaldo 11%.
2º Turno – A pesquisa Escutec apresentou como novidade, os cenários de eventuais 2º Turno. No cenário com maior tendência, na conjuntura atual, Brandão venceria Weverton por 39% contra 34%, tendo ainda 15% de indecisos e 12% de brancos e nulos. O atual governador triunfou em todas as simulações de 2º Turno praticados pela pesquisa.
A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022), ouvindo dois mil eleitores do Maranhão, entre os dias 26 a 30 de abril. Com margem de erra de 2,19% para mais ou para menos e com grau de de confiança de 95%.