junho 2022

Roseana sinaliza que tendência do MDB é apoiar Brandão

Publicado em: 30 de junho de 2022

Bom Dia Mirante | Roseana Sarney é entrevistada no quadro 'Bastidores' |  Globoplay

A governadora Roseana Sarney (MDB) disse em entrevista concedida nesta quinta-feira (30), acreditar que existe uma tendência ‘muito forte’ de seu partido decidir apoiar a candidatura do governador Carlos Brandão (PSB), que também é pré-candidato ao Governo nestas eleições.

“Isso ainda não está decidido, isso será definido nas próximas reuniões que iremos fazer. Claro que todos os candidatos são bons candidatos, a gente acompanha tudo isso, mas tenho que acompanhar o que o partido vai decidir”, comentou a ex-governadora, que também é a presidente da sigla no Maranhão. Segundo ela, reuniões serão feitas durante a próxima semana para discutir esse tipo de direcionamento.

Sinalização bem clara …

Mais desembarque de prefeitos do PL do ‘foguete de Weverton’, e apoio a Brandão

Publicado em:

Mais desembarque de prefeitos filiados ao PL – do deputado Josimar de Maranhãozinho – rumo ao palanque do governador Carlos Brandão (PSB) para as eleições de 2022.

Na últimas horas, desceram do “foqguete sem ré”do senador Weverton Rocha (PDT) os gestores de Carolinas, Dr. Erivelton, e de São Bento, Dino Penha.

“Parceria fechada, Carolina irá avançar muito mais. Com o time do trabalho Carolina não pode parar”, destacou Erivelton.

Já Penha, de São Bento, fez um anúncio público, ao lado do pré-candidato a vice-governador na chapa de Brandão, Felipe Camarão (PT).

“Hoje, estou assumindo o compromisso Felipe, o compromisso com Brandão. O meu candidato a governador é Carlos Brandão, que possamos ganhar essa eleição e que o Maranhão seja um estado com muito sucesso. Se ficar igual o Maranhão de Flávio Dino fez já está bom demais”, declarou Dino Penha.

Já Felipe Camarão nas redes sociais, vibrou e agradeceu o novo apoio.

“Dino Penha e o povo de São Bento sabem que o Maranhão não pode parar! O prefeito de São Bento, Dino Penha (PL), me convidou para estar no município para acompanhar, ao seu lado, na TV São Bento, o anuncio de que ele tem lado e seu lado é ao lado do povo e em defesa das inúmeras conquistas que sua cidade e o Maranhão obtiveram nos últimos anos. O time do Maranhão não pode parar segue crescendo e feliz com o reconhecimento de todos. É Carlos Brandão para o bem do Maranhão! TMJ”, destacou o petista.

Gutemberg Araújo anuncia licença do mandato e vai se dedicar a pré-campanha de Lahesio

Publicado em: 29 de junho de 2022

O vereador Gutemberg Araújo (PSC) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta terça-feira (28), para anunciar que entrará de licença dos trabalhos da casa legislativa. Ele ficará afastado das atividades pelo período que o regimento permite, de quatro meses, e será substituído por Marlon Garcia (PSC), primeiro suplente. Na ocasião, ele agradeceu o apoio dos colegas, a convivência harmoniosa no parlamento e disse que retornará com mais entusiasmo.

O parlamentar justificou o afastamento dizendo que queria oportunizar ao suplente a chance de também contribuir com o mandato e trabalhar pelo povo ludovicense. Marlon Garcia é o primeiro suplente do vereador Gutemberg Araújo e possui forte atuação nos bairros mais periféricos de São Luís, principalmente, no Bairro de Fátima.

“Tiro esta licença no período que prevê o nosso regimento para que meu suplente, o vereador Marlon Garcia, possa vir a esta casa e também ter a honra de representar o povo e a cidade de São Luís”, ressaltou.

Informou ainda que no período da licença irá se dedicar a ações da pré-campanha do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que é pré-candidato ao Governo do Maranhão, a quem ele somará com seu trabalho e experiência.

“Estas são as duas razões pelas quais me afasto desta casa e quando retornar, estarei muito mais restabelecido e com muito mais força e dedicação para fazer o que eu sempre fiz, lutar pelo nosso povo e nossa cidade. Obrigada a todos”, enfatizou.

Othelino e Ana Paula prestigiam ato político liderado por Fred Campos em Paço do Lumiar

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a sua esposa e vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), participaram, na noite de terça-feira (28), do ato de apoio do empresário e advogado Fred Campos e seu grupo político, em Paço do Lumiar, às pré-candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) à reeleição e do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

O evento, que aconteceu no Sítio Grande, em Paço do Lumiar, contou com a participação de diversos pré-candidatos ligados ao movimento “O Maranhão não Pode Parar”.

No ato, Othelino pontuou avanços conquistados na gestão do ex-governador Flávio Dino e ressaltou a força política de Fred Campos.

“Dino fez muito como governador e, sem dúvida, será um grande senador para trazer mais benefícios ao nosso estado, destinando emendas para novas ações. Aqui está o grupo que ama e quer ver o Maranhão cada vez melhor. E o apoio do Fred é muito importante para concretizarmos esta vitória que estamos começando a construir”, disse o parlamentar.

Ana Paula Lobato, pré-candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino ao Senado, destacou sua vontade em contribuir para que o Maranhão continue progredindo.

“Nosso futuro senador pode contar comigo. Estou pronta para seguir nesta missão de trabalhar pelo povo do nosso estado ao lado de Flávio Dino, melhor governador da história do Maranhão, que realizou tantos benefícios. Não tenho dúvidas de que será também um grande senador”, frisou Ana Paula.

O anfitrião do evento, Fred Campos, agradeceu a presença dos apoiadores ao ato político. “Uma honra receber todos esses amigos que confiam no nosso projeto de continuar trabalhando em prol dos maranhenses. Contem comigo”, enfatizou.

Desenvolvimento

Durante o ato, Flávio Dino afirmou que o Maranhão segue na direção certa. “Por isso, temos que continuar transformando o nosso estado como fizemos nos último anos, desenvolvendo obras e ações concretas, não com promessas. E Brandão está dando continuidade a esse trabalho e fará ainda mais”, disse.

O evento contou, ainda, com a participação do pré-candidato a vice-governador, Felipe Camarão, e de diversos outros p

A força de Lula no Maranhão mostrada na pesquisa Econométrica

Publicado em:

A pesquisa Econométrica de intenções de votos divulgada ontem, 28, com exclusividade, pelo Blog do Gilberto Léda, também levantou a preferência do eleitorado maranhense para a Presidência da República.

Segundo os dados apresentados, o ex-presidente Lula (PT) segue liderando com folga no estado: ele aparece com 58,4.

Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25,9%.

A pesquisa foi realizada em 55 municípios, entre os dias 12 e 16 de junho de 2022. Foram realizadas 1.468 entrevistas para uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais, par amais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-01129/2022.

A exuberância da festança de São Pedro e São Marçal na diversidade cultural do MA

Publicado em:

O público devoto de São Pedro e amante da tradição cultural de festejar o santo com cultura e muito bumba meu boi no Largo de São Pedro, vai participar de uma festa em um espaço totalmente reformado. Templo sagrado do catolicismo e do bumba meu boi do Maranhão, a Capela de São Pedro foi entregue à comunidade no fim do ano passado reformada. E após dois anos sem a festividade, o público estará de volta para reverenciar com religiosidade e tradição cultural.

O Largo da Capela de São Pedro, localizado na Madre Deus, há 80 anos é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro.

A Festa de São Pedro ocorre todos os anos na madrugada do dia 28 para o dia 29 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo. Os brincantes, em geral, finalizam suas apresentações na Capela de São Pedro, já no fim da noite do dia 28 para amanhecer recebendo as bênçãos do santo. A ladeira e as escadas da Capela de São Pedro tornam-se ponto de encontro dos diversos ‘sotaques’ do bumba meu boi. Na ladeira, fiéis, devotos e brincantes se misturam em fé, religiosidade e festa.

“Este ano, o público, saudoso pela festa de São Pedro, poderá matar as saudades da festa, em um espaço que foi totalmente reformado, tanto a Capela quanto a área que faz parte do complexo do Largo de São Pedro. Então, este que é o maior São João do Brasil, também será a maior festa de São Pedro, feita pelo povo para o povo”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

A festa de São Pedro tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e neste dia 28, às vésperas do Dia de São Pedro, a programação do Largo Cultural começa às 21h, com as apresentações dos grupos: Boi da Pindoba, Boi de Itapera de Icatu, Boi de Guimarães, Boi Brilho da Sociedade de Cururupu e Boi Barrica.

São Marçal: festa e fé – E no dia 30 de junho acontece o grande encontro de bois de matraca no João Paulo. A tradicional Festa de São Marçal, que em 2022 completa 95 anos, já está com quase tudo pronto para esperar brincantes de bumba meu boi, turistas e os donos da festa, os grupos de bumba meu boi. A festa tem apoio do governo do Estado.

Mesmo com uma jornada exaustiva dos grupos de bumba meu boi, eles encontram resistência para render as homenagens ao santo. Muitos deles atravessam a noite para amanhecer na avenida São Marçal, e só saem depois que desfilam. É o caso do Boi de Maracanã, que disse que vai chegar cedo na avenida.

“O mês de junho está sendo uma trajetória boa, incrível, com nosso batalhão. E a gente mais uma vez vai para a festa de São Marçal, como acontece desde que sou criança e já acompanhava meu pai”, disse Ribinha do Maracanã, filho do amo de boi Humberto do Maracanã.

Segundo o coordenador-geral da festa, Carlos André Costa Teixeira, cerca de 36 bois são esperados na edição deste ano, que fará homenagem ao senhor Mábio Frazão, que por muitos anos foi o organizador da festa.

“Temos o apoio de todas as secretarias estaduais, municipais. Nós temos um grande parceiro este ano, além do governador Carlos Brandão, o governo do Estado e a Secretaria de Cultura, que é o Exército Brasileiro, que nos disponibilizou espaços onde vão ficar o posto de saúde, viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu, brigadistas. Teremos o caldinho de feijão para distribuir para o povão, a Polícia Militar estará presente, o governo do Estado está apoiando com palco, som, infraestrutura, então, estamos prontos”, disse.

Em sua 95ª edição, a Festa de São Marçal é uma iniciativa espontânea dos grupos, e desde 2015 conta com o apoio do governo do Maranhão, que oferece palco, som e segurança para o encontro.

Embora a Festa de São Marçal seja tradicionalmente a que encerra o período junino, no Maranhão, o encerramento do maior São João do Brasil será apenas no dia 31 de julho, com apresentações em diversos arraiais da ilha. Confira a programação nas redes sociais da Secma, ou pelo aplicativo São João do Maranhão.

Capelli condena disseminação de fake news sobre ferry boat

Publicado em:

O titular da Secom do Estado, Ricardo Capelli, criticou com  veemência a disseminação de um vídeo, ontem (28), com problemas no ferry boat José Humberto. O vídeo mostrava um acontecimento em Salvador/BA, e portanto, era uma ‘fake news’.

De acordo com Capelli, a tentativa foi de gerar pânico, feita por “bandidos”.

“A viagem no ferry José Humberto, liberado pela Capitania dos Portos, foi um sucesso e absolutamente tranquila. Bandidos estão espalhando um vídeo falso para tentar criar pânico na população. Estes criminosos serão identificados e processados”, destacou.

“Quem esteve no Terminal do Cujupe fazendo politicagem? Quem fez de tudo para sabotar a circulação de novos barcos? São os mesmos inimigos do povo que agora espalham vídeos falsos. Bandidos. Serão identificados, processados e derrotados nas urnas”, acrescentou Cappelli.

Foto: Divulgação

Eliziane Gama é a única Senadora do Maranhão a assinar a CPI do MEC

Publicado em: 28 de junho de 2022

Eliziane foi a única senadora do MA a assinar PEC da prisão em 2ª instância  - Gilberto Léda

Do Maranhão, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) foi a única representante do povo a assinar o requerimento de abertura da CPI do MEC, protocolado nesta terça-feira, 28, na Mesa Diretora do Senado.

A CPI, se instalada, deve investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). O pedido ganhou força após a prisão do pastor Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, na operação Acesso Pago, da Polícia Federal.

Também representantes do Maranhão, o senador Roberto Rocha (PTB) é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PTB) e o senador Weverton Rocha (PDT) tem ligações com Gilmar Santos – este também alvo da mesma operação.

Nas redes sociais, o ex-governador Flávio Dino parabenizou a postura de Gama.

“Parabenizo a senadora do Maranhão Eliziane Gama que assinou a CPI para investigar roubalheiras no Ministério da Educação. Lamento pelos que são sócios ou cúmplices de ladrões de dinheiro federal de Merenda Escolar, ônibus escolares etc”, afirmou.

Veja a lista de assinatura: 

  1. Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
  2. Paulo Paim (PT-RS);
  3. Humberto Costa (PT-PE);
  4. Renan Calheiros (MDB-AL);
  5. Fabiano Contarato (PT-ES);
  6. Jorge Kajuru (Podemos-GO);
  7. Zenaide Maia (PROS-RN);
  8. Paulo Rocha (PT-PA);
  9. Omar Aziz (PSD-AM);
  10. Rogério Carvalho (PT-SE);
  11.  Reguffe (União-DF);
  12. Leila do Vôlei (PDT-DF);
  13. Jean Paul Prates (PT-RN);
  14.  Jaques Wagner (PT-BA);
  15. Eliziane Gama (Cidadania-MA);
  16. Tasso Jereissati (PSDB-CE);
  17. Cid Gomes (PDT-CE);
  18. Alessandro Vieira (PSDB-SE);
  19. Dário Berger (PSB-SC);
  20. Simone Tebet (MDB-MS);
  21. Mara Gabrilli (PSDB-SP);
  22. Nilda Gondim (MDB-PB);
  23. Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
  24. José Serra (PSDB-SP);
  25. Eduardo Braga (MDB-AM);
  26. Rafael Tenório (MDB-AL);
  27. Alexandre Giordano (MDB-SP);
  28. Izalci Lucas (PSDB-DF);
  29. Marcelo Castro (MDB-PI);
  30. Confúcio Moura (MDB-RO);
  31. Jarbas Vasconcelos (MDB-PE).

Mais de R$ 5 milhões deixaram de ser gastos com grandes shows no MA

Publicado em:

A atuação do Ministério Público do Maranhão impediu o gasto de R$ 5.357.505 com grandes shows em sete municípios maranhenses, em um período de dois meses. Os recursos públicos seriam empregados no pagamento de cachês de artistas como Wesley Safadão, Xand Avião e Matheus Fernandes, além de estruturas de som e palco em cidades com graves problemas sociais, como Vitória do Mearim, Barra do Corda, Bacabal, São Luís Gonzaga, Lago Verde, Arari e Presidente Dutra.

Desde o mês de abril, quando o MPMA, por meio do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para manter o cancelamento do show do cantor Wesley Safadão, em Vitória do Mearim, os cachês milionários pagos por prefeituras de pequenos municípios tornaram-se alvo da ação de vários outros MPs do país.

“A nossa preocupação, quando estamos impedindo que shows com o dinheiro público em um valor exorbitante sejam executados nos municípios do estado do Maranhão, é para que o erário público coloque o dinheiro no lugar certo. É para isso que existe o Ministério Público. Nossos promotores, com suas vastas atribuições no interior, estão de olho para que esse dinheiro seja aplicado corretamente”, destaca o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

Segundo o chefe do Ministério Público do Maranhão, prefeitos e secretários de Cultura devem demonstrar a todos que o dinheiro que está sendo alocado não vai fazer falta na saúde, na educação, no saneamento básico. Ele também destacou que os gestores podem investir na contratação de manifestações culturais do próprio estado.

“Enquanto lá em Vitória do Mearim o show de Wesley Safadão era 500 mil reais, o bumba-boi de Maracanã, o bumba-boi da Maioba, com 200, 300 participantes, ganha 7 mil reais por apresentação. A coisa é viável e todo mundo ganha, inclusive quem comercializa seus produtos nesses eventos. E todos precisam ganhar” avaliou.

Eduardo Nicolau ressaltou ainda que o Ministério Público do Maranhão está sempre aberto ao diálogo com os prefeitos, inclusive para orientá-los sobre a aplicação correta desses recursos. “Senhores prefeitos, o Ministério Público não gosta de punir, o Ministério Público gosta de orientar. E neste sentido é que eu conclamo a todos os senhores, procurem o Ministério Público, conversem com os promotores de justiça das comarcas. Procurem saber o que pode e o que não pode ser feito com o dinheiro público para que vocês melhorem cada vez mais a vida do cidadão”.

OUTROS MPs

As ações de fiscalização do uso de recursos públicos em shows e eventos ganharam vulto principalmente após uma polêmica envolvendo o cantor sertanejo Zé Neto, que teceu críticas à cantora Anitta e à Lei Rouanet, durante um show ocorrido no dia 13 de maio, em Mato Grosso. Na ocasião, o cantor afirmou que seu cachê era pago pelo povo e não pela Lei Rouanet.

Por conta da repercussão, o uso de verbas públicas em shows no interior do país tornou-se alvo de discussões nas redes sociais, chamando a atenção dos MPs de vários estados, que deram início a investigações. De acordo com o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a experiência do MPMA foi compartilhada com outros MPs, a exemplo da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Mato Grosso.

MARANHÃO

O custo com cachês milionários e grandes estruturas de som e palco contrasta com a realidade de muitos municípios que enfrentam problemas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, entre outros.

A promotora de justiça Nahyma Abas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-Probidade), explica que, dependendo da ilegalidade apurada nesse tipo de contratação, pode ocorrer ato de improbidade que causa dano ao erário nos seguintes casos: quando há contratação direta sem licitação, fora das hipóteses legais, com uma real perda patrimonial; quando o gestor ordena ou permite a realização de despesas não autorizadas em lei, como é o caso da lei orçamentária; quando o poder público facilita ou concorre para a incorporação, ao patrimônio de artistas ou empresas, por exemplo, de valores públicos mediante celebração de parcerias, sem a observância da lei.

“Também pode haver ato de improbidade por violação aos princípios da Administração Pública quando se frustra, em ofensa à imparcialidade, o caráter competitivo de procedimento licitatório para esse tipo de contratação, com vistas à obtenção de algum benefício, pelo agente público ou por terceiros, no caso, o artista ou a empresa contratada”, explica Nahyma Abas.

A coordenadora do CAO Probidade ressalta que o MPMA atua na defesa do ordenamento jurídico e dos direitos da coletividade, inclusive o direito à cultura, que é fundamental. No entanto, esse direito precisa ser compatibilizado com outros direitos fundamentais, como o direito à legalidade, eficiência e à probidade administrativa.

“No caso de despesas com festividades e contratos de artistas, o que se busca é que sejam realizadas de forma planejada, legítima, atendendo à realidade orçamentária e especialmente quando não se está diante de uma gestão pública ineficiente em relação à garantia de políticas e serviços públicos essenciais. Importante reforçar que o TCE/MA, através da Instrução Normativa 54/2018, traz parâmetros para a realização desse tipo de despesa, que deve ser observada pelos gestores públicos”, esclarece.

Nesse sentido, a Assessoria Técnica do MPMA emitiu a Nota Técnica 001/2022, destinada a orientar os membros da instituição, a respeito das normas gerais de licitação e contratos, mediante verificação de exigências técnicas para a contratação de profissionais do setor artístico pelos gestores públicos.

O documento chama atenção para as regras que regulamentam a contratação de shows e espetáculos artísticos pela administração pública, em especial, a Lei de Licitações e Contratos, considerando a proporcionalidade e razoabilidade do custo-benefício da contratação, de acordo com a realidade de cada município.

ATUAÇÃO MINISTERIAL NOS MUNICÍPIOS

VITÓRIA DO MEARIM
07/04/2022 – O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim, ingressou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Município e o prefeito Raimundo Nonato Everton Silva. O objetivo da Ação, assinada pela promotora de justiça Karina Freitas Chaves, foi suspender o show do cantor Wesley Safadão e outros artistas, anunciado para o 24 de abril.

11/04/2022 – Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça decidiu, suspender o show do cantor Wesley Safadão.

23/04/2022 – O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão em caráter liminar do juiz da comarca de Vitória do Mearim. A decisão da Corte confirmou a suspensão do show do cantor Wesley Safadão naquele município. A decisão do STJ foi prolatada em recurso interposto pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, após o tribunal maranhense ter suspendido a decisão do juiz que cancelou o show.

24/04/2022 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, confirmou posicionamento do Ministério Público do Maranhão e indeferiu recurso do Município de Vitória do Mearim para a realização do show do cantor Wesley Safadão com recursos públicos. Com isso, o evento, contratado com dispensa de licitação no valor de R$ 500 mil, não foi realizado.

BACABAL
13/04 – O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal, ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de Bacabal para suspender as comemorações de aniversário da cidade, com o cantor Xand Avião e outros artistas que seriam pagos com recursos públicos. Os custos com a festa totalizavam quase R$ 750 mil.

14/04 – A pedido do MPMA, a Justiça determinou a suspensão do show.

BARRA DO CORDA
27/04 – Após Ação Civil Pública, proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, o Poder Judiciário suspendeu o show do cantor Xand Avião, marcado para ocorrer no dia 3 de maio, no aniversário da cidade, com custos de R$ 400 mil aos cofres públicos.

SÃO LUÍS GONZAGA
10/06 – Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, em Ação Civil Pública protocolada no dia 8, a Justiça determinou, em medida liminar, a não realização de todos os shows alusivos ao aniversário do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão, que seriam realizados de sexta a domingo, 10 a 12 de junho. O contrato, firmado após adesão a uma ata de registro de preços do município de Bernardo do Mearim, tinha o valor de R$ 466.807,16.

LAGO VERDE
23/06 – Após Ação Civil Pública proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Bacabal, a Justiça determinou a suspensão do show do artista Matheus Fernandes, que seria realizado no dia 25, no município de Lago Verde (termo judiciário da comarca).

ARARI
24/06 – A pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Arari, a Justiça determinou, no dia 23, a suspensão liminar do evento Arraial “São João do Povo”, que seria realizado pela Prefeitura de Arari, no período de 26 a 30 de junho. O evento custaria mais de R$ 332 mil aos cofres municipais, apesar da precariedade da prestação de diversos serviços públicos na cidade.

PRESIDENTE DUTRA
27/06 – Em decisão do Poder Judiciário, após ajuizamento de Ação Civil Pública, foi determinado ao Município de Presidente Dutra e ao prefeito Raimundo Alves Carvalho a imediata suspensão de shows artísticos quando há comprometimento da prestação dos serviços públicos básicos e essenciais.

O evento festivo estava orçado em R$ 1.914.850,00, marcado para ocorrer até o dia 2 de julho no município. Entre as atrações programadas estava o cantor Matheus Fernandes, cujo show marcado para esta terça-feira, 28, resultaria em custo de R$ 150 mil aos cofres públicos, apenas para o pagamento do cachê do artista. A ação foi ajuizada pelo promotor de justiça promotor de justiça Clodoaldo Nascimento Araújo.

O dinheiro seria usado para gastos como montagem de palco, especial, iluminação, som, recepção, alimentação, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas e de pessoal de apoio, dentre outros itens.

Redação: Poliana Ribeiro (CCOM-MPMA)

Aniversário de Presidente Dutra: relembre ações da deputada que garantiu mais de R$ 3 MI em defesa da população

Publicado em:

Presidente Dutra, localizada na região Central, está celebrando hoje – 28 de junho de 2022, 78 anos de emancipação política. Terra natal da deputada estadual Daniella (PSB), a cidade já recebeu importantes ações da parlamentar que foram fundamentais para o fortalecimento de diversos setores, como saúde, educação e cultura.

A mais recente contribuição de Daniella para o município foi a concretização do Centro de Hemodiálise, um desejo antigo dos pacientes renais crônicos que hoje é realidade.

Abaixo, selecionamos outras ações importantes. Confira:

*EMENDAS PARLAMENTARES*

Por meio da destinação de Emenda Parlamentar, a deputada financiou a instalação da Casa de Cultura, proposta pelo vereador Franklin Torres, para incentivar a cultura e a educação local.

Daniella também destinou R$ 500 mil para que o município reformasse escolas municipais e garantisse mais conforto aos estudantes presidutrenses.

Ex-diretora do Hospital Macrorregional, Daniella destinou recursos para a unidade hospitalar investir na melhoria dos serviços de saúde.

Parceria com o Governo do Estado

A deputada Daniella não mediu esforços e se empenhou para viabilizar ações para sua cidade natal através da parceria com o Governo do Estado.
Ela viabilizou a reforma do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra – o Socorrão.

No auge da pandemia de coronavírus, a parlamentar solicitou ao governo estadual a criação de um anexo do Hospital Macrorregional para a ampliação de leitos exclusivos para pacientes com a covid-19.

Daniella também pediu ao governo que autorizasse a implantação de um Corpo de Bombeiros no município para que a região Central tivesse atendimento rápido em situações de combate às queimadas.

Atuante no combate à violência contra a mulher, Daniella apresentou, por meio de Indicação ao Governo do Estado, o pedido de aquisição uma viatura para a Delegacia da Mulher, com o objetivo de fortalecer a proteção das mulheres presidutrenses.

Também é de autoria da parlamentar a solicitação para a implantação de um Hemocentro na cidade, que surgiu após ser observada a necessidade de ampliar a coleta de bolsas de sangue, visto que o município abriga um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Maranhão.

Diante de trabalhos expressivos, Daniella mostra que seus conterrâneos tem, sim, uma representante legítima na Assembleia Legislativa do Maranhão.