O Conselho Curador da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) elegeu, nesta sexta-feira (26), Rubenilson Soares como presidente. A decisão foi registrada em ata durante a reunião do Conselho, realizada no mesmo dia, na sede da Fundação, no Convento das Mercês.
Rubenilson Soares é contador e servidor da FMRB desde 2016. Rubenilson tem longa experiência como diretor administrativo-financeiro da presidência de Felipe Camarão, Anderson Lindoso e Paulo Victor.
O novo presidente agradeceu pela confirmação do Conselho Curador da FMRB. “É uma alegria poder suceder homens que, para mim, são exemplos de gestores públicos, como o amigo Felipe Camarão e os ex-secretários de Cultura, Anderson Lindoso e Paulo Victor. Agradeço a confiança do Conselho Curador”, afirmou.
Estavam presentes na reunião seis conselheiros: o presidente do Conselho Curador e representante da Academia Maranhense de Letras, Eliezer Moreira Filho; a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira; o presidente da Agência Metropolitana de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Daniel Melo Soares, representando o Governo do Estado; o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda; o representante da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Pedro Robson Holanda da Costa; e Ana Clara Sarney, representando o conselheiro Fernando Sarney. Participou ainda, como convidado, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira no Maranhão, Júlio Moreira Filho.
O mandato de presidente da FMRB é válido por seis anos, a contar da nomeação do governador. Dentre as principais obrigações da presidência, estão a preservação do acervo do museu e a promoção de atividades culturais e educativas junto à comunidade.