O site da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) está mais dedicado à acessibilidade, depois que a gestão do presidente Osmar Filho (PDT), iniciada em janeiro de 2019, passou a disponibilizar ferramentas que facilitam a comunicação entre pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis, visando ampliar o acompanhamento dos trabalhos legislativos.
De acordo com o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES) do governo federal, a página do Legislativo ludovicense tem melhorado a acessibilidade ao pontuar acima de 66% na certificação que avalia, simula e corrige a inclusão dos serviços oferecidos à população pela Internet. Para isso, o conjunto para desenvolver as melhorias foi desenvolvido a partir do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) para avançar com as melhorias já disponíveis no site e com avaliação positiva.
O servidor público Giovanni Murilo, que é o profissional da TI, responsável por gerenciar o processamento de dados na página virtual da Casa, explica que a construção dos ajustes aconteceu em conjunto com a Diretoria de Comunicação do Legislativo.
“O objetivo é ampliar ainda mais a acessibilidade com novas ferramentas, mas em meio a tantas demandas, conseguimos avançar nesse objetivo em parceria com a Diretoria de Comunicação que faz o gerenciamento do portal”, frisou destacando ainda que a elaboração das mudanças nasceu de algumas demandas de uso do site no dia a dia.
Foco na acessibilidade
A inclusão de pessoas com deficiências (PCDs), tanto no mercado de trabalho como na acessibilidade nos mais diversos espaços, é uma luta prioritária da Câmara. Um desses espaços é o digital. Com a certificação da página oficial na internet, o Legislativo ludovicense vem realizando um longo processo de desenvolvimento visando disponibilizar as ferramentas que vão possibilitar a esse público com deficiências visuais e/ou auditivas ter acesso ao conteúdo do portal, que é considerado uma importante ferramenta de fiscalização para a população.
Além disso, o site está mais acessível, seguindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG e E-GOV) e os princípios preconizados pela Lei Federal de Acessibilidade (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Textos podem ser ouvidos
Como exemplo de ferramenta acessível, o conteúdo do portal conta com uma solução inovadora, por meio da inteligência artificial Audima, que disponibiliza a versão em áudio dos textos disponibilizados na página, tornando acessível o conteúdo para pessoas que possuem algum tipo de dificuldade com a visão e a leitura. Também estão disponíveis outras ferramentas, como teclas de acesso, contraste e tamanho de fontes (para pessoas portadoras de deficiência visual).
Avaliador de Acessibilidade
O ASES – Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios é um avaliador brasileiro desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para realizar a avaliação de acessibilidade de sítios de acordo com as recomendações de acessibilidade contidas no e-MAG.
Para realizar a avaliação, é preciso fornecer a URL do site, fazer upload de um arquivo com o código fonte da página ou ainda copiar o código fonte e colar diretamente na área de edição e clicar em “Executar”. Ao fim da avaliação, será fornecido um relatório com uma porcentagem de zero a cem indicando o nível de acessibilidade do ambiente, como também uma lista de erros e avisos que devem ser verificados para melhorar o nível de acessibilidade do ambiente. Atualmente, o ASES está sob a gestão da Secretaria de Governo Digital.