O ex-secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula (PSB), foi aplaudido por cerca de cinco minutos por servidores e trabalhadores das unidades da rede estadual, durante a Plenária da Saúde, em São Luís. A imagem dessa terça-feira (20) demonstra o prestígio do atual candidato a deputado estadual entre os profissionais, mesmo tendo deixado a gestão desde abril para concorrer a vaga na Assembleia Legislativa.
“Ele é o nosso candidato porque fez muito pela saúde do Maranhão e, além disso, valorizou os profissionais da saúde também”, destacou a nutricionista Marian Mendes.
“Sob o comando de Carlos Lula, nós conseguimos vencer a pandemia da COVID-19. Devido às ações dele, o Maranhão se tornou o melhor estado a combater a doença. Essa foi a melhor gestão até hoje na saúde”, afirmou Carlos Júnior, encarregado de almoxarifado.
A Plenária contou também com a participação do governador e candidato a reeleição, Carlos Brandão, e do futuro senador, Flávio Dino, ambos do PSB. As autoridades relembraram os feitos na Saúde nos quase 8 anos liderando o estado.
“O Maranhão teve o seu melhor desempenho na pandemia graças a equipe da saúde, liderada pelo governador Flávio Dino, através do nosso secretário Carlos Lula, que com sua paciência e sabedoria soube comandar essa pasta durante tanto tempo e realizando tantas ações em benefício da população. Ele fez um grande trabalho na saúde”, destacou Carlos Brandão.
“Precisamos defender o sistema público de saúde e no dia 2 de outubro temos que usar a nossa arma fundamental que é o voto popular, que garante e democracia. E nesse ano o Maranhão tem o privilégio de poder votar em Lula duas vezes, para presidente da república e para deputado estadual. Carlos Lula será nosso próximo deputado estadual e essa será uma vitória do SUS”, disse o ex-governador e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB).
O atual secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, mantém a continuidade das inaugurações de Hospitais, Policlínicas e Sorrir já encaminhadas por Carlos Lula antes de deixar o cargo. Para ele, não há dúvida que o ex-secretário está eleito. “Para continuar avançando na saúde temos que depositar nossa confiança naqueles que tem seriedade e compromisso pelo bem do Maranhão e Carlos Lula faz parte desse time. Eu tenho certeza que uma das vagas na Assembleia Legislava será dele”, afirmou o atual secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.
Pacientes da rede estadual também destacaram os benefícios da gestão de Carlos Lula na abertura das Policlínicas. “Quando eu cheguei, há um ano, na Policlínica do Idoso, eu andava de bengala e lá eu encontrei amor e carinho. Hoje eu posso andar sem nenhuma ajuda. Lá os idosos são tratados como gente e não precisamos mais dormir na fila em busca de consultas e tratamentos”, contou a aposentada Ildine Oliveira, de 81 anos.
Emocionado com o reconhecimento, Carlos Lula reforçou que todo o trabalho realizado na saúde do Maranhão foi construído em conjunto, por uma equipe formada por excelentes profissionais.
“Essa caminhada me ensinou o seguinte: a política e a vida sempre apresentam o caminho mais fácil e nós temos que fazer o que é certo e não o que é fácil. Seria muito mais fácil não fazer o lockdown ou não orientar as pessoas a ficarem em casa, mas fizemos, e assim conseguimos vencer essa pandemia. Eu tenho muito orgulho de dizer que vocês foram fantásticos e têm a missão de continuar construindo essa grande rede de saúde do Maranhão. Eu também quero poder continuar sendo um defensor do SUS, não mais como secretário, mas agora como deputado estadual na Assembleia Legislativa”, disse Carlos Lula.
Com o evento lotado, a Plenária da Saúde reforça a análises de cientistas políticos que apontam Carlos Lula como um dos deputados mais bem votados nas eleições 2022.