Flávio Dino, novo ministro da Justiça e da Segurança Pública do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, nesta quarta-feira (14/12), que Ricardo Capelli será o secretário executivo da pasta comandada por ele a partir de 2023. O cargo é considerado o “número dois” por só estar do ministro.
Capelli é jornalista, especializado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e já foi secretário nacional do Esporte em governos do PT. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário de Estado de Comunicação do Maranhão.
Outro nome anunciado foi o de Marivaldo Pereira, que assumirá uma nova secretaria dentro do ministério, intitulada de “Acesso à justiça”. Ela servirá como um canal de interlocução com os movimentos sociais.
Formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Marivaldo se dedicou à assessoria dos movimentos de moradia. Em 2005, Marivaldo ingressou no Ministério da Justiça e Segurança Pública, chegou a ser secretário executivo da pasta no governo de Dilma Rousseff. Dois anos depois foi para a Casa Civil e atuou em pautas como da regularização fundiária rural e urbana.
Dino prometeu ter até o dia 20 de dezembro mais três nomes para o comando de três órgãos das forças de segurança. “Vamos avançar agora em Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria Nacional Penitenciária, são os três alvos principais, mas não tem nomes definidos ainda”, confirmou.