O governador Carlos Brandão (PSB) esclareceu nas redes sociais a situação sobre greve dos professores da rede estadual de educação. O governo do Estado fez, antes da posse dos secretários, uma proposta de reajuste salarial de 10%, mas o sindicato da categoria não concordou.
Brandão utilizou as redes para reiterar que os professores da rede estadual do Maranhão já recebem a segunda maior remuneração do Brasil.
“Os professores estaduais já recebem o 2° maior salário do país para a jornada de 40h e acima do piso. E dos 15 itens solicitados, oito foram aprovados pelo nosso Governo. Temos o compromisso de valorizar a categoria, mas com responsabilidade fiscal para não afetar outros setores”, realçou o governador.
Brandão destacou a proposta de reajuste que “mesmo aumentando de 8,67% para 10%, o sindicato insiste em não aceitar. Buscamos um consenso em razão das perdas que os estados tiveram devido à redução da arrecadação. Estamos em busca de compensação, inclusive na educação, fundamental para auxiliar na viabilização do reajuste”.
O governador deixou claro, mais uma vez, a disposição em continuar aberto ao diálogo com a categoria. “Na quinta e na sexta nossa equipe de Governo esteve com o sindicato dos professores para apresentar nova proposta, agora de 10% de aumento e mais uma série de melhorias”, reafirmou.