Após 6 meses de seleção, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu o resultado final de que São Luís foi selecionada entre as 10 cidades que participarão do “Programa Turismo Futuro Brasil” ofertado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Sebrae Nacional.
Através da coordenação de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo, elaborou-se um conjunto de documentos pautados nas diversas ações desenvolvidas pela Setur São Luís na atual gestão, e também buscou-se todas as leis municipais existentes que dessem possibilidade de São Luís atender os itens de seleção.
O edital teve duas fases com diversos critérios e perguntas, e um comitê de avaliação composto por corpo técnico que avaliou todos os inscritos, sendo destes, 79 selecionados na primeira etapa, e somente 12 foram classificados, como o caso de São Luís.
O objetivo deste programa é promover uma consultoria para o ecossistema destino São Luís, possibilitando o mesmo a estar alinhado com o conceito de destino turístico inteligente. No qual esta é uma nova prerrogativa de inovação, acessibilidade, tecnologia, competitividade e sustentabilidade dos destinos internacionais.