A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, recebeu recomendação para manutenção da certificação ISO 45001, norma internacional que atesta a excelência do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional de uma organização. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), em cerimônia realizada no auditório da empresa, com a presença do presidente da Emap, Gilberto Lins; diretores e equipe técnica da empresa.
De acordo com esta norma, recebem a certificação as empresas que comprovam o seu compromisso com a minimização dos riscos dentro do ambiente de trabalho, visto que, toda organização é responsável pela saúde física e mental de seus colaboradores.
Esta certificação é uma das mais desafiadoras para as organizações, por tratar mais diretamente sobre as pessoas que fazem as empresas. Junto às ISO 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente) e 27001 (Segurança da Informação), conquistadas anteriormente, ela consolida a excelência da governança do porto público do Maranhão.
“Parabenizo nossa equipe, que atua com energia, orgulho e sentimento de pertencimento, defendendo a EMAP. É por causa dessa equipe que tenho confiança de que estaremos mais que preparados para as próximas”, disse Gilberto Lins.
Requisitos
O relatório da auditoria destacou, entre outros aspectos positivos, a disponibilidade de documentação para análise, a excelente rastreabilidade do sistema de gestão, a transparência e o comprometimento da equipe com a política de saúde e segurança do trabalho, o mapeamento de processos e as adequações definidas e documentadas.
Para a manutenção da certificação ISO 45001, a Emap foi auditada nos seguintes requisitos: Contexto da Organização, Liderança, Planejamento, Suporte, Operação, Avaliação de Desempenho e Melhoria.
“No início da minha apresentação eu disse que iria avaliar conformidades e que sabia que, no caminho, poderia encontrar algum desvio e apontá-lo. Mas eu avaliei as conformidades desse sistema e não encontrei nenhum desvio”, disse o auditor Heitor Vendramini.
A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, credenciada no Inmetro para certificação na ISO 45001 e única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países.
Foto: Divulgação