Eliziane Gama cogita ouvir na CPMI Bolsonaro e Ibaneis

Publicado em: 31 de maio de 2023

Eliziane Gama: 'Bolsonaro está longe da prática do evangelho de Cristo' –  Política – CartaCapital

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro, cogita convocar para depoimentos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A parlamentar ainda deu certeza de convocação do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e de militares. A informação foi concedida em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”.

Sobre uma possível convocação de Bolsonaro, a relatora declarou: “Há possibilidade de ele vir. Isso é um fato. De novo, pode ser também que não venha. Nós temos 180 dias. Então eu acho que, nesses dois primeiros meses, é importante tomar pé da situação. O que você tem. E depois partir. Se tiver que fazer uma ação mais ostensiva, sim. Se tiver que chamá-lo, nós vamos chamar. Até porque é absolutamente possível disso acontecer, né?”.

No caso de Ibaneis, informou que “há uma possibilidade de fato” e “real” de convocação e lembrou que o governador é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Em relação a Torres, Eliziane respondeu: “Naturalmente será ouvido. Até acredito que será logo. É um nome que será ouvido com toda certeza”. A mesma certeza foi dada em relação a militares, ressaltando que ainda não há uma lista do que poderão ter que comparecer à CPMI.

A senadora completou que pretende pedir a outros órgãos investigadores o compartilhamento de informações de inquéritos que tratam sobre os atos criminosos na capital federal. Além do STF, o pedido de informações deve ser feito à Polícia Federal e à Câmara Legislativa do DF, que abriga uma CPI sobre o mesmo tema.