O ministro André Fufuca (PP), afirmou nesta quarta-feira (13) que o Brasil tem um “esporte de qualidade quase zero”. O ministro deu a declaração no Palácio do Planalto, após cerimônia de posse fechada com o presidente Lula para formalizar sua nomeação como novo ministro do Esporte.
— Principal objetivo e missão dada pelo presidente Lula é poder ter uma revolução no esporte nacional. E quando eu faço uma revolução, eu falo no começo, que é a democratização do esporte. Não podemos falar numa revolução esportiva, a partir do momento que temos disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina. Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país — afirmou o novo ministro.
Fufuca assume o comando da pasta no lugar da agora ex-ministra Ana Moser. Com a mudança, Lula demite a segunda mulher em nove meses de governo. Ana Moser tinha respaldo de atletas e entidades esportivas. No começo do ano, o presidente tirou a deputada Daniela Carneiro do comando do Ministério do Turismo para atender a um pedido do União Brasil.
Em sua primeira declaração como ministro, Fufuca chamou Moser de “personagem histórico do esporte nacional” e que teria que se “desdobrar muito para fazer com que seus sonhos, trabalhos e realizações se perpetuem”.