Encerrada a Greve de professores da UEMA e UEMASul

Publicado em: 13 de novembro de 2023

Após a decisão do desembargador Francisco Ronaldo Maciel do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que determinou a ilegalidade da greve dos professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da  Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), os sindicatos que representam a categoria decidiram obedecer a ordem judicial e suspendem o movimento.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e a Seção Sindical dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (SINDUEMA SSind), os professores irão obedecer a decisão judicial, suspendendo a greve, mas as entidades estão adotando as medidas legais cabíveis para recorrer da decisão

O sindicato realizou uma assembleia geral na tarde deste domingo (12) para comunicar a categoria sobre a suspensão do movimento e os próximos passos. Foram 79 dias de greve.

Os professores pedem  reajuste salarial de 50,28%, alegando que o salário está defasado há 10 anos.O governo ofereceu

De acordo com a decisão judicial, os professores devem retomar as aulas no prazo máximo de 24h, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento. Os grevistas também estão proibidos de bloquearem o acesso às duas universidades, já a partir desta segunda-feira (13).