O estado do Maranhão e outros 16 estados estão livre da febre aftosa sem vacinação. A portaria divulgada nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União entra em vigor a partir de 2 de maio.
A portaria reconhece nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Clique aqui e acesse a portaria.
A portaria assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro também disciplina o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa e disciplina o trânsito de animais vacinados contra a febre aftosa.
Segundo a Aged, o status de zona livre de aftosa sem vacinação que mais interessa (para exportação) precisa ser reconhecido pela OMS. O trâmite que deve durar até 2025. Essa portaria do Governo Federal vale a partir de maio e também não exclui a necessidade da vacinação agora em abril.