A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) recebeu, na última quarta-feira (10), a visita do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila. Ele teve a oportunidade de conhecer os terminais operados pela empresa e ouvir as demandas locais para que os serviços aquaviários sejam aprimorados.
O presidente da Emap, Gilberto Lins, destacou o funcionamento dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Lins enfatizou o compromisso da empresa em oferecer serviços de qualidade à população local, merecedora de um atendimento eficiente. Vale lembrar que a operação da travessia é uma concessão sob responsabilidade das operadoras Henvil, Internacional Marítima e Serviporto.
“Estamos demonstrando a eficiência na gestão dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Nosso objetivo é melhorar continuamente os serviços, especialmente diante da renovação do convênio de delegação para o governo do Maranhão”, afirmou o presidente.
O secretário Alex Ávila também reforçou o compromisso do Ministério dos Portos em fortalecer e ampliar os serviços. Ávila mencionou a necessidade de a Emap assumir a gestão da travessia dos ferryboats, por meio da regulamentação do convênio de delegação, cuja assinatura está prevista para ocorrer e breve pelo Ministério.
“À medida que avançarmos, veremos o reflexo desses esforços se transformarem em melhorias significativas nos terminais, proporcionando resultados ainda mais satisfatórios.”, pontuou Ávila.
O secretário ainda fez uma inspeção detalhada nas instalações da área primária do Porto do Itaqui, além de ser apresentado ao projeto de expansão do Tegram, que abrange a ampliação do Terminal de Grãos do Maranhão.
Durante a visita, também foi discutida a construção do novo terminal de fertilizantes e a implantação do VTMIS, que é o sistema de auxílio eletrônico à navegação, com capacidade para prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário. O objetivo do sistema é ampliar a segurança da vida humana no mar, garantir uma navegação segura e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.
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