Após ataques de Elon Musk ao STF, Lula tem jantar com ministros Moraes, Gilmar, Dino e Zanin

Publicado em: 17 de abril de 2024

Depois de uma semana marcada por sucessivos ataques do bilionárioElon Musk, dono do X (antigo Twitter) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT)participou de um jantar com quatro dos 11 ministros da mais alta Corte do Judiciário brasileiro.

O encontro ocorreu na noite de segunda-feira (15), na residência do decano do Supremo, Gilmar Mendes, e também reuniu os ministros Alexandre de Moraes –  alvo preferenial de Musk –, Flávio Dino (indicado por Lula ao STF) e Cristiano Zanin (ex-advogado pessoal do presidente e também indicado por ele para uma vaga na Corte). As informações foram publicadas inicialmente pelo blog da jornalista Daniela Lima, no G1.

Lula foi ao jantar acompanhado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Corte e deixou o Supremo em abril de 2023. Também esteve presente o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Segundo interlocutores de Lula, a presença no jantar foi um ato simbólico de apoio do presidente da República ao STF após os ataques de Elon Musk pelas redes sociais. Na semana passada, sem citar o nome do bilionário, Lula fez críticas ao dono do X e defendeu o judiciário brasileiro. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, também criticou Musk.

De acordo com o G1, a conversa entre Lula e os ministros do Supremo teve “tom ameno” e girou em torno de avaliação de cenários, sem qualquer tomada de decisões.

O presidente teria indicado aos magistrados que gostaria de marcar essas reuniões de forma periódica, para fortalecer os laços entre Executivo e Judiciário e retomar as “pontes institucionais” entre os Poderes da República. A ideia foi saudada pelos ministros do STF.

Foto: : Ricardo Stuckert/PR)