A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) está presente no Mutirão Cidadania Indígena, um evento promovido pelo governo do Maranhão, que está sendo realizado nessa quinta-feira, 18 e sexta-feira, 19, na aldeia Escalvado, em Fernando Falcão. Este evento de grande importância busca fornecer uma variedade de serviços às comunidades indígenas, com a participação ativa da SAF, que está apresentando seus serviços e informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na sua modalidade Indígena.
Ana Cleide Barros, coordenadora do PAA, está liderando as atividades relacionadas ao programa, proporcionando esclarecimentos sobre o funcionamento da modalidade Indígena e os benefícios que ela traz para as comunidades. Vale ressaltar que o lançamento oficial do PAA Indígena está agendado para esta sexta-feira, dia 19, a partir das 9h, e conta com a presença do governador Carlos Brandão, do Secretário de Estado da SAF, Bira do Pindaré e da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
A iniciativa recebe um investimento significativo de R$ 2 milhões destinados à compra de alimentos produzidos por agricultores indígenas. Os alimentos adquiridos serão posteriormente distribuídos para equipamentos públicos e sociais em territórios indígenas, contribuindo assim para fortalecer a segurança alimentar e a economia local das comunidades.
“Este evento não apenas representa um passo importante para a inclusão e apoio às comunidades indígenas, mas também destaca o compromisso do governo do Maranhão em promover ações concretas para melhorar a qualidade de vida desses povos. A presença e participação ativa da SAF reforçam ainda mais o comprometimento do estado em apoiar iniciativas que valorizam e fortalecem a agricultura familiar e as comunidades tradicionais”, destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.