O vice-governador e titular da secretaria de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), criticou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, a respeito do aguardado precatóriosdo FUNDEF.
Segundo Felipe Camarão, o ministro do STF, Nunes Marques, atendeu a pedido do SINPROESSEMMA e determinou o bloqueio de 15% dos valores devidos aos professores beneficiários do precatório do FUNDEF do Maranhão para a realização de pagamentos de honorários advocatícios.
Em relação ao bloqueio de 15%, pelo despacho do ministro Nunes Marques, vai incidir sobre a parcela dos 60% dos precatórios do FUNDEF.
“A decisão é absurda e somos contra. Foi o Estado que entrou com a ação em 2006 e os educadores estão esperando cerca de 20 anos para receber os recursos. Não teve nenhum tipo de atuação de advogados de sindicatos. Temos dois caminhos, o primeiro é os professores se unirem contra esse absurdo e depois o Governo do Maranhão recorrer. Irei conversar com o governador Carlos Brandão (PSB) para saber que medida iremos tomar”, destacou Felipe Camarão.
Parece que tem coisas, que, “só acontecem ao Maranhão”, depois de uma luta de vinte anos, com vitória para os professores, uma celeuma dessas para atrapalhar. Vamos acompanhar o desfecho.