Após cinco meses de coleta de assinaturas, a Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento, durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13), com objetivo de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar contratos suspeitos firmados pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD).
O requerimento aprovado para a criação da CPI foi de autoria do vereadro Beto Castro, mas também era de vontade do parlamentar Álvaro Pires, que já havia se manifestado pela instalação da Comissão.
Integram a Comissão que apurará denúncias de supostos desvios os vereadores Marcial Lima (PSB), Marlon Botão (PSB), Andrey Monteiro (PV), Pavão Filho (PDT) e Álvaro Pires (PSB).
A nova CPI terá 60 dias para apresentar um relatório e nesta semana já devem se reunir para a escolha do presidente e relator da Comissão Parlamentar.
Na última semana, o prefeito Eduardo Braide destituiu do cargo, o presidente da Central Permanente de Licitação (CPL) da capital, Whashigton Ribeiro Viegas Neto, e dias depois mais 14 membros sem justifica plausível. Fato este, que repercutiu mal e causou estranhesa.