A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, até a manhã desta segunda-feira (13), 31 municípios decretaram situação de emergência, segundo dados inseridos pelas prefeituras no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). São eles: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Carutapera, Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Trizidela do Vale, Cantanhede, Palmeirândia, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Cachoeira Grande, Buriticupu, Arari, Satubinha, Anapurus, Grajaú, Colinas, Matões do Norte, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Tufilândia, São Bento, Barreirinhas e Barra do Corda.
O município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. De acordo com dados inseridos no S2iD pelos municípios, são contabilizadas 3.940 famílias afetadas e não há, atualmente, registro de famílias em abrigos. Estes dados são atualizados e inseridos pelas prefeituras, e, em função disso, podem variar, em comparação com o último boletim. Os dados vêm sendo atualizados desde janeiro e, à medida que são homologados por decreto pelo Governo do Estado e reconhecidos por portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, é feita a atualização.
O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) é gerido pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão que define os parâmetros para classificação da ‘situação de emergência’ ou de ‘calamidade pública’.
Ações – As famílias afetadas recebem auxílio das coordenadorias municipais da Defesa Civil e/ou secretarias municipais de assistência social, que prestam a pronta resposta nessas situações. *Orientação* A Defesa Civil Estadual orienta, em casos de chuvas intensas, manter distância segura das áreas de risco. Em casos de alagamentos, as pessoas devem buscar local seguro e acionar o serviço de emergência pelo 193 (plantão dos bombeiros) e (98)98421-0091 (plantão Defesa Civil Estadual).
Sobre Barreirinhas, as famílias afetadas recebem auxílio das coordenadorias municipais da Defesa Civil e/ou secretarias municipais de assistência social, que prestam a pronta resposta nessas situações.