Diversas cidades em ao menos dez estados brasileiros devem ser alvos de investigação sobre suposta fraude no setor público de educação. O apontamento é da Procuradoria Geral da República, que determinou ao Ministério Público a apuração legal e rigorosa dos fatos.
No Maranhão, algumas cidades já foram denunciadas em razão de altos números suspeitos de estudantes matriculados em programa de educação de jovens e adultos. As investigações devem apurar fraudes relacionadas a inserção de dados falsos com aumento expressivo e totalmente fora da proporção do município, tudo no sentido de levantar mais recursos públicos.
Em Tuntum, o escândalo veio à tona com denúncias feitas pelos vereadores Renan Bílio e Magno Melo, que em novembro do ano passado fizeram uma série de vistorias e constataram as irregularidades.
No Maranhão, os valores recebidos de maneira indevida pelas prefeituras devido às matrículas falsas podem chegar a R$ 1 bilhão, de acordo com a investigação do Ministério Público Federal.
Ainda, em Tuntum, outras irregularidades foram denunciadas a exemplo da falta de merenda escolar, dificuldades com transporte público e “Ensino Integral fictício”, de acordo com denúncias do vereador Renan Bílio.
O blog está à disposição da Prefeitura de Tuntum para os devidos esclarecimentos.