Na sessão desta segunda-feira (1º), o vereador Octávio Soeiro (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para tratar sobre questões relacionadas à saúde pública municipal. Em discurso, o vereador enfatizou a urgente necessidade de melhorias na rede de Atenção Primária e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são fundamentais para o atendimento eficaz à população.
Um dos pontos destacados foi a situação do bairro Jardim São Cristóvão, que atualmente não conta com uma UBS local. Como alternativa, os moradores precisam se deslocar até a UBS do bairro São Bernardo para receberem atendimento médico.
Além disso, Octávio Soeiro trouxe à tona a demanda da comunidade pelo restabelecimento da UBS que atendia o bairro Jardim São Cristóvão. A reivindicação reflete a preocupação dos moradores com o acesso facilitado aos serviços de saúde básica, essenciais para o cuidado preventivo e o tratamento de condições médicas rotineiras.
“Temos a urgência de políticas públicas voltadas para a saúde, especialmente no que tange à infraestrutura e à disponibilidade de serviços essenciais nos bairros mais vulneráveis da capital. Precisamos da ação das autoridades e mobilizar esforços para aprimorar o sistema de saúde local, a fim de melhorar a qualidade de vida dos ludovicenses”, ressaltou Octávio Soeiro.
O parlamentar mencionou ainda emenda de sua autoria, de R$ 300 mil, para contribuir com melhorias que resultem no retorno da UBS para o Jardim América e outra do mesmo valor para reestruturação da UBS do bairro São Bernardo. Octávio Soeiro também destacou reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para agilizar medidas de retorno da unidade de saúde do Jardim América.
O debate levantado alerta para a necessidade de um comprometimento contínuo com a melhoria da saúde pública. “Dessa forma, podemos garantir que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos serviços essenciais de saúde em suas comunidades”, conclui o parlamentar.
IBAS
Na ocasião, o parlamentar citou a importância do Instituto Beneficente Albino Soeiro (IBAS), localizado na Rua Flávio Bezerra, no bairro Tirirical, que oferta serviços de saúde a diversas comunidades da capital. O instituto, inaugurado em junho, funciona na casa que foi do ‘repórter da moda’, como era conhecido Albino Soeiro na rádio maranhense.
O IBAS oferece uma série de serviços de saúde e atendimentos essenciais para a população ludovicense, incluindo ortopedia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, exames laboratoriais e de imagem, além de serviços de reabilitação.