Pela primeira vez na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), duas crianças receberam aparelhos de implante coclear (conhecido popularmente como ouvido biônico).
O procedimento, pioneiro na Rede Estadual de Saúde, foi realizado no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.
A realização da ativação do dispositivo em duas crianças de 3 e 4 anos aconteceu nesta sexta-feira (28). Maria Esther Silva Santos, de 3 anos, nasceu com problema auditivo bilateral. Ela foi a primeira criança a passar por esse procedimento de implante coclear bilateral no hospital.
Andrea Sousa Silva, de 40 anos, moradora do bairro Vila Riod, em São Luís, acompanhou ativação do aparelho e relatou a alegria pela conquista da filha Maria Esther Silva Santos. “O momento é de gratidão pela minha filha ter realizado esse procedimento. O Estado garantiu esse direito. É a realização de um sonho e foi algo muito esperado”, pontuou.
Com a ativação do dispositivo de alta tecnologia é possível fazer com que os pacientes voltem a ouvir. Diferentemente do aparelho auditivo que amplifica o som, o implante coclear restaura a capacidade de captar e reproduzir os sons estimulando diretamente o nervo auditivo através da cóclea.
Yoná Menezes, de 39 anos, enfermeira moradora do Bairro Cidade Operária, contou sobre o procedimento do filho, Daniel Messias Menezes, de 4 anos, que foi diagnosticado com perda auditiva bilateral.
“Ele passou pelo procedimento aqui [Hospital Dr. Carlos Macieira] e hoje está sendo a ativação. É algo que nos enche de orgulho, de felicidade, é uma coisa que a gente queria muito, porque ele vai ter uma vida sonora normal daqui pra frente como qualquer criança. Esperamos que ele tenha uma vida normal, só temos a agradecer os profissionais por nos acolher”, disse.
A Otorrinolaringologia e Especialista em Cirurgia de Ouvido e Implante Coclear, Alline Bittencourt, detalhou o objetivo do procedimento. “Fizemos a cirurgia para colocar a parte interna do implante. É uma cirurgia feita em paciente com surdez completa, após os exames auditivos e constatamos que realmente era surdez e foi indicado a cirurgia de implante coclear e esperamos o período de 30 dias para poder ativar o aparelho é que está acontecendo”, explicou a profissional.
Ainda de acordo com a especialista, as crianças vão restaurar a audição, por isso a necessidade do implante coclear, pois o aparelho estimula diretamente o nervo da audição para o cérebro o que um aparelho de audição comum não consegue fazer.