O blog do Daniel Matos revelou que o levantamento divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontou a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) como a lanterna entre as 26 capitais de estados brasileiros no ranking da transparência, do volume e da precisão das informações sobre gastos públicos.
No último dia 17 de junho, o Tesouro Nacional anunciou os estados e cidades premiados com a melhor transparência, e a capital maranhense foi a que teve menos transparência. São Luís obteve, em 2023 (ano de referência do mais recente ranking elaborado), conceito D no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). A nota foi ligeiramente melhor do que a atribuída à capital maranhense nos quatro anos anteriores, quando amargou, seguidamente, o conceito E, o mais baixo da classificação, dividida em cinco níveis.
A informação é mais uma demonstração de que o prefeito Eduardo Braide deve muitas explicações à sociedade sobre contratações e gastos dos recursos públicos, já que eles não estão sendo disponibilizados de acordo com a Lei da Transparência e Acesso à Informação.
O Prêmio Qualidade da Informação 2024, baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), é uma iniciativa promovida pelo Órgão para reconhecer os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Siconfi, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.