O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, nesta sexta-feira (26), o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. Como apurou o ClickPB, a novidade foi publicada no perfil da página do Ministério do Meio Ambiente. O novo título foi concedido durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Nova Délhi, na Índia.
O relatório aprovado pelo Comitê destacou o arcabouço legal e institucional que garante a proteção permanente da área. Na zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, a Unidade de Conservação foi criada em 1981 e é administrada pelo @icmbio.
O Maranhão esteve representado pelo governado Carlos Brandão (PSB) e comitiva, que fez um pronunciamento em inglês, agradecendo a Unesco e fez uma congratulação aos maranhenses. “Obrigado a Unesco e ao mundo ! É um reconhecimento extraordinário desta beleza natural (Parque dos Lençóis Maranhenses). Parabéns aos maranhenses”, disse em sua fala o governador Carlos Brandão.
A região foi reconhecida por seu campo de dunas intercaladas com lagoas de água doce, ambiente moldado pelo vento e único no mundo. O parque abriga quatro espécies ameaçadas de extinção, o guará, a lontra-neotropical, o gato-do-mato e o peixe-boi-marinho. Estima-se que cerca de 133 espécies de plantas, 112 espécies de aves e pelo menos 42 espécies de répteis vivam na região.
O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural, segundo a Unesco, ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade. Com os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a ter 24 títulos de Patrimônio Mundial: 15 por razões culturais, oito naturais e um misto.
O título de Patrimônio Natural da Humanidade já foi dado a outros pontos do território nacional. São eles: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).
O selo valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade de sua preservação. A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estava pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo ficou paralisado no governo Bolsonaro.
A movimentação ocorreu após, em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizarem uma visita técnica do parque a pedido da Unesco. Participaram representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do governo do Maranhão.