O Porto do Itaqui alcançou, em julho, o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, totalizando 3,7 milhões de toneladas. Este recorde supera o anterior, de outubro de 2023, quando foram movimentadas 3,6 milhões de toneladas.
Apesar da intensidade das chuvas no 1º semestre de 2024, que chegou a ser 10% maior que a registrada no ano anterior, a produtividade de granéis sólidos foi superior à de 2023, no mesmo período, com incremento de 9% na produtividade mecanizada e 6% na produtividade dos demais granéis.Os principais destaques do mês de julho foram: a movimentação de granel sólido (13,1% acima do esperado); e fertilizante (44,9% acima do previsto). O mês foi realmente especial para os granéis sólidos, movimentando 2.931.296 toneladas, superando as 2.831.941 toneladas de outubro de 2023. Em relação aos fertilizantes, chegamos a 478.228 toneladas, superando as 454.910 toneladas de dezembro de 2021, quando havia sido registrado a maior movimentação desse item até então.
“O crescimento na movimentação de cargas, registrado pelo Porto do Itaqui, é um reflexo do trabalho árduo e da sinergia entre nossas equipes e as empresas parceiras. Superar as expectativas de produtividade e alcançar novos recordes é uma conquista que reforça nossa posição estratégica no cenário nacional. Continuaremos investindo em eficiência e infraestrutura para garantir que o Porto do Desenvolvimento mantenha seu papel fundamental para a economia e logística do Brasil.”, comemorou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.
Desempenho do primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre deste ano, o Porto do Itaqui já movimentou aproximadamente 15,6 milhões de toneladas de cargas. A soja foi a principal carga, totalizando 8.018.108 toneladas, o que corresponde a 51,1% do total movimentado no semestre. Esse volume reafirma a importância do agronegócio para a economia nacional e a posição estratégica do Porto do Itaqui como um dos principais canais de escoamento da produção agrícola do Brasil.
Outros destaques do semestre
O diesel movimentou 2.899.024 toneladas, representando 18,5% do total, enquanto os fertilizantes movimentaram 1.421.751 toneladas, correspondendo a 9,1% do total. A significativa movimentação de diesel destaca a importância dos combustíveis fósseis para a logística e a indústria na região. Além disso, a importação de fertilizantes é fundamental para sustentar a produção agrícola regional, especialmente em um cenário de crescimento contínuo do setor.
Outro ponto importante foi o investimento do porto, realizado em 2023, para viabilizar a operação ship to ship, que resultou em 235 mil toneladas a mais movimentadas no 1º semestre de 2024, com o atendimento de 7 navios a contrabordo. Um destas operações, também é considerada um marco, sendo feita com petróleo bruto, carga que há 40 anos não era movimentada no Itaqui.Além disso, após a realização de um embarque teste de exportação de alumínio, em dezembro de 2023, a carga vem se consolidando, com o atendimento de 4 navios no 1º semestre totalizando 37 mil toneladas embarcadas até o fim de julho.