O G1 fez um alevantamento com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados nessa sexta-feira (16), onde é demostrada a “parceria” entre o PT, do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, pois estarão no mesmo campo político em 85 cidades do Brasil nas eleições de 2024.
E o mais interessante, é que o Maranhão figura como o estado com mais candidaturas apoiadas pelas duas legendas. Os números não mentem, e mostram que em 22 cidades maranhenses, os candidatos têm o apoio conjunto do PT e do PL. Com destaque para a grande São Luís, que, aparece como a única capital brasileira que os dois partidos estão juntos apoiando uma candidatura.
Os municípios maranhenses que terão PL e PT juntos no mesmo palanque são: Alcântara apoiando Anderson (PCdoB); Amarante do Maranhão com Vanderly (MDB); Bacabal apoiando Roberto Costa (MDB); Bequimão com Zé Martins (MDB); Bom Jardim apoiando Cristiane Varão (PL); Brejo com Thâmara Castro (PT); Coroatá com Aryanna Amovelar (PT); Cururupu apoiando Katma Belém (União); Esperantinópolis com Arlene Pimenta (PL); Estreito com Léo Cunha (PL); Junco do Maranhão apoiando Zé Ricardo (MDB); Luís Domingues com Izaque Cirino (PL); Olinda Nova com Costinha Barros (PSB); Peritoró apoiando Dr. Júnior (PP); Pio XII com Aurélio da Farmácia (PL); Santa Luzia com Juscelino Marreca (PRD); São Bento com Luizinho Barros (PSDB); São José de Ribamar com Dr. Julinho (Podemos); São Luís apoiando Duarte Júnior (PSB); São Luís Gonzaga com Emanoel Filho (MDB); Turiaçu com Jamilson da Sabrina (PSB) e Viana com Carrinho Cidreira (PL).
Em política a “verdade de hoje é a mentira de amanhã”, pois numa rede social no início de agosto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a afirmar que “não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT” para as eleições municipais de 2024.