O primeiro grande debate entre os candidatos à Prefeitura de São Luís acontecerá no Portal Imirante, no dia dia 19 de setembro, às 20h30.
O Grupo Mirante já realizou reunião com representantes de partidos, coligações e candidatos dos candidatos para conhecer a dinâmica do debate, que terá quatro blocos e será mediado pela jornalista do Portal Imirante, Carla Lima.
O debate acontecerá com no máximo seis candidatos. Os critérios são os estabelecidos pela legislação eleitoral, ou seja, a representatividade dos partidos ou federações são os determinantes para a participação em debates. Para a definição dos candidatos convidados para o debate, será utilizada a regra de posicionamento na última pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest, antes da data de realização do debate, muito provavelmente será na próxima segunda-feira (09).
Sendo assim, estão confirmados Eduardo Braide (PSD), Duarte Júnior (PSB), Flávia Alves (Solidariedade), Fábio Câmara (PDT) e Franklin Douglas (PSOL), todos com representatividade no Congresso Nacional. Sendo assim, restaria uma vaga para Wellington do Curso (Novo), Yglesio Moyses (PRTB) e Saulo Arcangeli (PSTU).
O detalhe é que Braide foi o único dos candidatos que não encaminhou representante para a reunião, o que pode ser um indício de que o líder das pesquisas eleitorais não deve comparecer.
BLOCOS – 1º Bloco: O mediador fará a leitura das regras gerais do debate; os candidatos farão sua apresentação pessoal, seguindo a mesma ordem do sorteio feito momentos antes do debate, com duração de, no máximo 2 (dois) minutos; em seguida, responderão a perguntas dos jornalistas do Grupo Mirante, escolhidas por meio de sorteio;
2º Bloco: os candidatos farão perguntas entre si, com temas determinados (mediante sorteio);
3º Bloco: os candidatos farão perguntas entre si, com tema livre;
4º Bloco: considerações finais.
Haverá uma rodada de perguntas de jornalistas, uma rodada de perguntas de tema determinado e duas rodadas com tema livre.
O tempo total do debate é de aproximadamente 3 horas.