SAF participará da Feira Estadual da Reforma Agrária promovida pelo MST

Publicado em: 11 de setembro de 2024

Bira do Pindaré explica pedido de exoneração do cargo de secretário de ...

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) marcará presença na Feira Estadual da Reforma Agrária, que terá início nesta quinta-feira, 12 de setembro, a partir das 8h, na Praça Deodoro, Centro de São Luís. O evento, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com apoio da SAF, segue até o sábado, 14, com o objetivo de compartilhar com a população da capital a produção dos acampamentos e assentamentos maranhenses.

 Entre os produtos expostos, estarão alimentos livres de agrotóxicos e pratos típicos na área Culinária da Terra. A Feira contará com a exposição e comercialização de alimentos produzidos por 100 agricultores familiares de assentamentos de reforma agrária no Maranhão.

Além disso, a programação inclui oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros, práticas de autocuidado e uma apresentação das iniciativas e avanços do MST no estado. Na sexta-feira, 13, às 8h30, a SAF realizará um ato de assinatura de contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). Agricultores familiares dos municípios de Itapecuru Mirim, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Igarapé do Meio, Açailândia e Buriti, aprovados na última edição do Procaf, terão seus contratos formalizados.

 A cerimônia contará com a presença do secretário da SAF, Bira do Pindaré, e de beneficiários do programa. Inscrições da chamada pública do PAA no Maranhão vão até 26 de setembro*

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), lançou a chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinando mais de R$ 5 milhões para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

 Com essa edição do programa, serão adquiridas mais de 600 toneladas de alimentos, que serão distribuídas às pessoas em situação de vulnerabilidade no estado. O principal objetivo da chamada pública é adquirir alimentos dos empreendimentos da agricultura familiar, contribuindo para fortalecer o setor e, ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar às famílias que mais necessitam.

O edital tem como público-alvo agricultores familiares inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, negros, mulheres (com obrigatória participação de 50%), assentados da reforma agrária, quebradeiras de coco, pescadores (ribeirinhos) e jovens de 18 a 29 anos. As Secretarias Municipais de Agricultura são responsáveis pela apresentação da documentação completa dos interessados. O envio deve ser feito por e-mail, para o endereço paamara52@gmail.com, até o dia 26 de setembro. Mais informações sobre o edital e os requisitos podem ser acessadas no site oficial da SAF: www.saf.ma.gov.br.