Círio de Nazaré de São Luís passa a ser reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional

Publicado em: 16 de setembro de 2024

Fiés acompanham a missa no Círio de Nazaré no Cohatrac — Foto: Secom/Prefeitura de São Luís

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta segunda-feira (16) o Projeto de Lei, que reconhece o Círio de Nazaré de São Luís como Manifestação da Cultura Nacional.

O evento, que já é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, é realizado todos os anos no bairro do Cohatrac, no segundo domingo de outubro, reunindo mais de 100 mil fiéis e movimenta a cidade durante todo o mês.

Segundo o governo federal, o reconhecimento do Círio de Nazaré como manifestação da cultura nacional destaca a importância da cerimônia não apenas para a fé dos devotos, mas para a identidade cultural e social de São Luís. A sanção valoriza a celebração que enriquece a vida cultural, religiosa e social da cidade de São Luís e fortalece os vínculos do Círio de Nazaré que promovem o encontro entre tradição, fé e cultura.

“Acreditamos que o reconhecimento como manifestação da cultura nacional do Círio de Nazaré realizado na cidade de São Luís do Maranhão irá fortalecer a identidade cultural e espiritual da região, além de movimentar a economia local e promover nacional e internacionalmente a cidade, razões pelas quais somos favoráveis à iniciativa”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que deu parecer favorável para que o PL fosse aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado.

O culto à Nossa Senhora de Nazaré começou na Europa e, no Brasil, teve início em Belém, no Pará, onde é realizado anualmente em outubro, há mais de dois séculos.

Em 1992, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras, e São Luís foi a primeira cidade visitada. Atualmente, a procissão é uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão, acompanhada por mais de cem mil fiéis, sendo um dos eventos religiosos mais esperados pelos católicos.

Além de ser um momento de fé e devoção, a festa também atrai turistas e gera impacto econômico positivo para o estado.

Neste ano será realizada a 32ª edição do Círio de Nazaré – Festa da Luz, na capital maranhense, que este ano tem como tema “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura”.

A celebração ocorre de 10 a 20 de outubro. Nos 10 dias da programação, haverá diariamente celebrações e novenário da luz no santuário, corrida rústica (12) e programação artística e cultural (17 a 20).

A Romaria do Círio acontece no dia 12, com a concentração na Igreja do Carmo (Centro), seguindo para o Santuário de Nazaré, no bairro do Cohatrac, às 23 horas.

Já a Procissão da Luz, com translado da imagem do Cohatrac para a Cohab, será no dia 19, saindo às 17h do santuário.

A grande procissão do Círio, que sai da Igreja Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro (Cohab), vai ocorrer no final da tarde do dia 20, com missa de encerramento das festividades, em frente ao Santuário de Nazaré.

Antes do início da programação oficial do Círio, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré está percorrendo, desde o mês de agosto, órgãos públicos, escolas, hospitais e outras instituições em São Luís, convidando para o Círio de Nazaré.

Neste mês de setembro, além das missas habituais no santuário e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora, a preparação para o Círio de Nazaré inclui diversas atividades como o Círio Ecológico (28) e a II Romaria Ciclística. De 4 a 6 de outubro será realizado o Círio das Crianças.

G1