Durante cerca de três horas, sete dos oito candidatos à Prefeitura de São Luís estiveram participando do debate organizado pelo Imirante na noite da quinta-feira (19). O único ausente, e que não foi surpresa, já que não encaminhou representante para a reunião que estabeleceu as regras para o debate, foi o atual prefeito e líder nas pesquisas eleitorais, Eduardo Braide (PSD).
Após o debate, os sete candidatos à Prefeitura de São Luís comentaram ao Imirante a realização do evento que movimentou o cenário eleitoral na capital maranhense.
Fábio Câmara (PDT) destacou a relevância do evento para a comunicação direta com os eleitores: “É um espaço maravilhoso que eu quero agradecer ao Sistema Mirante por essa iniciativa. É o momento que a gente pode falar direto com você, eleitor. A nossa maior proposta, enquanto candidato a prefeito de São Luís, é devolver a você o direito de cidade.”
Saulo Arcangeli (PSTU) focou nas questões sociais da cidade: “É uma importância grande, nós discutimos aqui a cidade, uma cidade muito desigual onde a população não tem acesso à saúde pública, à educação, à mobilidade urbana. Então, por isso que a gente vai governar, com os conselhos populares.”
Duarte Júnior (PSD) expressou sua frustração com a falta do prefeito no debate, enfatizando a importância da transparência: “Lamento a ausência do prefeito de São Luís porque um debate sem o prefeito está com uma chave do cofre, podendo dar resposta, como por exemplo, qual razão de não cumprir nem metade das promessas que fez, mas um debate muito propositivo e eu tenho certeza que São Luís vai escolher a melhor opção.”
Franklin Douglas (PSOL) criticou a ausência do prefeito e a falta de debate substancial: “Fugir de um debate desse é fugir de mostrar à população o que de fato está sendo proposto, o que de fato está sendo questionado no processo eleitoral.”
Flávia Alves (Solidariedade) lamentou a oportunidade perdida pelo prefeito para discutir seus feitos: “É uma pena que o prefeito não esteja presente para falar sobre o que fez por São Luís ou o que não fez, mas nós estamos aqui com a oportunidade clara de irmos para o segundo turno.”
Dr. Yglésio (PRTB) destacou a sinceridade em seu discurso: “A gente mostrou que dá para ser feito pela cidade, com orçamento, começo, início, meio, fim. Diferente dos outros que tentaram aqui ludibriar a população.”
Wellington do Curso (Novo) agradeceu pela plataforma oferecida pelo debate: “Parabenizar inicialmente o Sistema Mirante pela oportunidade, já que não temos tempo de televisão, de apresentar aquelas ideias, soluções para os problemas de São Luís.”
O próximo debate será na TV Mirante, no dia 03 de outubro e deverá contar com a presença do prefeito Eduardo Braide, já que encaminhou representante para a reunião que tratou do evento. O debate na TV contará com a participação de seis candidatos, sendo os cinco candidatos com representação no Congresso Nacional – Eduardo Braide, Duarte Júnior, Flávia Alves, Franklin Douglas e Fábio Câmara – e mais um que será o melhor colocado na pesquisa da Quaest, entre os candidatos – Wellington do Curso, Dr. Yglesio e Saulo Arcangeli. O levantamento será divulgado no dia 27 de setembro.