O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou a assinatura de 85 contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Procaf). O ato ocorreu no auditório da SAF, em São Luís, e contou com a presença do secretário Bira do Pindaré; dos secretários adjuntos da SAF, Ricarte Almeida e Marileide Costa; do presidente da Agerp, Sandro Montenegro; e da secretária de Política Agrícola da Fetaema, Lígia Daiana, além de outras autoridades.
“É um grande passo para continuarmos avançando e fortalecendo a agricultura familiar em nosso Estado. Significa alimento saudável, segurança alimentar, preservação ambiental e geração de trabalho e renda. Essa é a nossa luta. Estamos juntos”, declarou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Beneficiários do Procaf relataram sentimento de gratidão ao governo do Maranhão e a SAF pela retomada do Programa. “Um grande incentivo, uma alegria por nós receber o Procaf. Só tenho a agradecer a todos”, disse Paulo Roberto, do Quilombo Brasilina.
Maria Domingas, agricultora familiar de Itapecuru Mirim, se diz feliz pela volta do Procaf. “Agradeço por essa iniciativa da volta do Procaf das quebradeiras de coco e da agricultura familiar”, pontuou.
“Estou muito feliz por participar pela segunda vez do Procaf. É muito importante para a nossa associação e nossos agricultores. O Procaf é mais uma renda para nós”, frisou Joselita Teixeira, agricultora familiar da Raposa.
Agricultor familiar de Vargem Grande, Francisco de Assis destacou os benefícios da iniciativa da gestão estadual: “Quando a gente tem um contrato como o Procaf é um grande momento de alegria, porque a gente sabe que a equipe está produzindo, tem onde vender e a gente tem dinheiro para receber”, afirmou.
O Procaf é uma importante ação da SAF que permite a compra de produtos da agricultura familiar por meio de dispensa de licitação, possibilitando uma comercialização rápida e eficiente para as famílias. Esse mecanismo auxilia diretamente os pequenos agricultores, garantindo mercado para sua produção e estimulando o desenvolvimento local.
Para 2024, o Governo do Maranhão destinou R$ 8,5 milhões ao Procaf, beneficiando agricultores de 88 municípios do estado. Entre os beneficiados estão quebradeiras de coco, indígenas, quilombolas e agricultores familiares. Ao todo, o programa impacta cerca de 92 mil famílias, promovendo inclusão socioeconômica e incentivando práticas que garantem a sustentabilidade ambiental.
Estiveram presentes no evento representantes de associações, sindicatos e cooperativas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Anapurus, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Pirapemas, Vargem Grande, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Alcântara, que foram beneficiados pelo Procaf.