outubro 2024

Famem: Pedro Lucas confirma apoio dos prefeitos do União Brasil para Roberto Costa

Publicado em: 31 de outubro de 2024

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes, presidente do União Brasil no Maranhão, realizou nesta quinta-feira (31), em São Luís, encontro na qual reuniu prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos pela sigla, oportunidade na qual seu grupo político declarou apoio ao deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), para presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2025/26.

“Por uma Famem mais fortalecida! Recebi, nesta manhã, prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão, que contou com a presença do prefeito eleito de Bacabal, @robertocostama_, candidato à presidência da @famemoficial. Acredito que a entidade é fundamental para fortalecer o municipalismo e melhorar a qualidade das gestões em nosso estado. Por isso, defendo a candidatura do Roberto Costa para seguirmos avançando cada vez mais”, disse o parlamentar, que estava acompanhado do irmão, o secretário estadual Paulo Casé, e do pai, o prefeito reeleito de Arame, Pedro Fernandes.

O União Brasil no Estado, comandado pelo parlamentar, tinha 13 gestores municipais, eleitos em 2020, e saltou para 26, tendo em vista as vitórias confirmadas nas urnas no último dia 06.

O emedebista ‘cabeça de chapa’, em uma chapa única para o comando da entidade, cuja formação já vem sendo construída, desde que ganhou a eleição em Bacabal.

Além de deter apoio da maioria dos prefeitos e prefeitas, eleitos e reeleitos, ele conta com a chancela do governador Carlos Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, ambos do PSB; além do presidente regional do MDB, Marcus Brandão.

Ainda se mantêm na disputa, como postulantes, os prefeitos reeleitos Bruno Silva (PP- Coelho Neto), Belezinha (PL – Chapadinha) e Kabão (MDB – Cantanhede). Mas tem muita coisa para acontecer ainda…

PT maranhense confirma apoio ao projeto de Brandão em 2026

Publicado em:

Francimar Melo assume a presidência do PT Maranhão - Manoel Santos

O presidente do diretório estadual do PT, Francimar Melo, emitiu Nota, nesta quinta-feira (31), sobre a resolução do partido, intitulada de “O processo eleitoral de 2024 e as perspectivas para o PT no Estado do Maranhão”, onde sinalizava uma posição da sigla a favor do nome do vice-governador Felipe Camarão, membro do PT, para a sucessão do governador Carlos Brandão em 2026.

De acordo com  Melo, de maneira açodada, aconteceu uma espécie de “vazamento” do texto inicial, o que gerou uma sensação de resolução petista, o que não condiz com a realidade do pensamento do partido.

“Naquela oportunidade, não houve posição antecipada sobre as eleições de 2026. Como partido da base aliada do governo, esse debate será realizado em 2026 no momento oportuno, sob a liderança do governador Carlos Brandão”, disse.

Abaixo, leia o posicionamento na íntegra:

“O PT em todo o Brasil tem como prática avaliar as eleições. Assim, fizemos a reunião ampliada da Executiva Estadual do PT/MA, realizada no último dia 14 de outubro que contou com a presença do Deputado Federal, do Vice-Governador Felipe Camarão, dos (as) Secretários de Estado, membros da direção da direção e da Executiva Nacional, dos representantes do partido em cargos federais, dos Setoriais e outros (as). Dentre as principais questões pautadas na reunião, foi o desempenho do PT nas eleições municipais de 2024 e as perspectivas de construção da reeleição do Presidente Lula, em 2026 e a prioridade do PT maranhense. Como de praxe, as contribuições ao debate são sistematizadas e apresentadas para discussão e aprovação nas instâncias partidárias. Infelizmente, de forma açodada, vazaram o texto inicial, passando a ideia de que se tratava de uma resolução da Executiva Estadual do PT, o que não é verdade. Naquela oportunidade, não houve posição antecipada sobre as eleições de 2026. Como partido da base aliada do governo, esse debate será realizado em 2026 no momento oportuno, sob a liderança do governador Carlos Brandão”.

Câmara rejeita taxação de grandes fortunas; veja como votaram os maranhenses

Publicado em:

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Mauro Benevides Filho (PDT - CE)

A Câmara pôs fim nessa quarta-feira (30) a possibilidade de criar o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas), que impactaria na vida de quem tem mais de R$ 10 milhões. Foram 262 votos contrários à taxação e 136 favoráveis. A rejeição foi feita por meio de uma emenda (íntegra) durante a votação do 2º projeto para regulamentar a reforma tributária.

A inteção era que o imposto seria pago por pessoas físicas e empresas. Para pessoas, seriam considerados bens no Brasil e no exterior. Já para empresas, seriam considerados os bens e direitos mantidos no Brasil.

Os partidos PSB e as federações PT-PCdoB-PV e PSOL/Rede orientaram voto favorável ao imposto. O governo liberou a bancada, porque tem partidos que têm opiniões diferentes.

No processo de votação, a Câmara concluiu, ontem (30), a votação do segundo texto que regulamenta a reforma tributária e enviou a proposta ao Senado.

A maior parte da bancada maranhense rejeitou o projeto. Veja como votaram os maranhenses:

SIM

Duarte Jr. (PSB)
Márcio Honaiser (PDT)
Márcio Jerry (PCdoB)
Rubens Pereira Júnior (PT)

NÃO

Allan Garcês (PP)
Amanda Gentil (PP)
Cleber Verde (MDB)
Dr. Benjamim (União)
Josivaldo JP (PSD)
Pastor Gil (PL)
Pedro Lucas (União)

AUSENTES

Aluisio Mendes (Republicanos)
Detinha (PL)
Fábio Macedo (Podemos)
Josimar de Maranhãozinho (PL)
Junior Lourenço (PL)
Marreca Filho (PRD)
Roseana Sarney (MDB

Rubens Jr. apresenta projeto que põe fim ao orçamento secreto

Publicado em:

O Congresso Nacional debate a nova proposta de regulamentação das emendas parlamentares que pode acabar com o chamado orçamento secreto. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/24, de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA), nasceu do diálogo entre os Três Poderes e aprimora a transparência, eficiência e o controle fiscal no uso das emendas, estabelecendo regras mais rígidas e detalhadas para sua proposição e execução.

Transparência – O principal foco do PLP 175/24 é a transparência. Segundo o texto, todas as emendas parlamentares, sejam individuais, de bancada ou de comissão, devem ter informações claras e detalhadas sobre o destino e a aplicação dos recursos. Isso inclui a obrigatoriedade de comunicação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ampla publicidade no sistema Transferegov.br. O objetivo é garantir que a população e os órgãos de controle possam monitorar o uso do dinheiro público.

O projeto de Rubens Jr. também prevê a necessidade de que o chefe do Executivo do ente beneficiado comunique ao Poder Legislativo local e ao TCU, no prazo de 30 dias, o valor do recurso recebido, o plano de trabalho e o cronograma de execução. A proposta ainda autoriza que o Legislativo e o TCU exijam ajustes no plano de trabalho caso sejam encontradas inconsistências, sendo a reprovação um impedimento técnico para a execução da emenda.

Prioridades – O PLP 175/24 veda a individualização de emendas de bancada para atender a interesses específicos de deputados. As emendas devem obrigatoriamente beneficiar a coletividade e serem destinadas a projetos estruturantes, como educação, saúde, habitação e infraestrutura. O projeto lista ações prioritárias, incluindo a educação em tempo integral, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento urbano e autoriza a destinação de emendas a outros estados, desde que seja comprovado o caráter nacional do projeto ou se a empresa responsável tiver sede em outro estado. Para garantir o caráter coletivo e estruturante das emendas, cada bancada deverá registrar em ata a definição das emendas, que serão então enviadas aos órgãos executores.

Regras – Pela proposta do deputado maranhense, os órgãos executores terão que publicar portarias com os critérios de execução até 30 dias após a promulgação da lei. A partir de 2026, esse prazo se antecipa para 30 de setembro do ano anterior. Estados menores serão beneficiados com um número maior de emendas, criando um equilíbrio na distribuição de recursos. Especificamente, estados com até 5 milhões de habitantes terão direito a 8 emendas, enquanto aqueles com mais de 10 milhões terão apenas 4.

As emendas de comissão, que historicamente enfrentavam problemas de identificação precisa, deverão agora especificar claramente o objeto das ações, eliminando a possibilidade de descrições genéricas que dificultam a fiscalização. Já as emendas individuais precisarão de informações detalhadas, com uma exigência de que os recursos sejam preferencialmente destinados a obras inacabadas ou ações executivas já em andamento.

Impedimentos – Para evitar desperdício de recursos e assegurar a funcionalidade dos projetos, o PLP 175/24 apresenta uma lista de impedimentos técnicos que podem bloquear a execução das emendas, como a ausência de licença ambiental, incompatibilidade do projeto com o programa do órgão executor, e falta de comprovação de que os recursos são suficientes para a conclusão de obras com benefícios imediatos para a sociedade. Isso dialoga com o princípio constitucional da impessoalidade.

Emendas de comissão – A proposta de Rubens Jr. também regulamenta as vhamadas “emendas Pix”, que deverão ser acompanhadas de pré-projetos detalhados para garantir a viabilidade e o planejamento adequado. As emendas de comissão, por sua vez, precisarão ser previamente votadas após a indicação dos líderes, reforçando o caráter democrático e coletivo do processo.

Assembleia aprova em 1º turno mudanças sobre eleição da Mesa Diretora

Publicado em:

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nessa quarta-feira (30) em primeiro turno, projeto de resolução alterando o rito para escolha dos membros da Mesa Diretora da Casa.

O legislativo maranhense atende assim as solicitações do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou as mudanças no regimento interno e o cancelamento da antecipação da eleição para o biênio 2025/2026.

De acordo com o novo texto, a sessão preparatória só poderá ocorrer, de agora em diante, “a partir do dia primeiro de novembro do segundo ano da Legislatura”.

MPF pede suspensão de empreendimento imobiliário nos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro (MA)

Publicado em: 30 de outubro de 2024

Foto mostra dunas de areia branquinha e lagoa transparente formada por água da chuva

O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido liminar, para a suspensão imediata das obras do loteamento “Terra Ville Residencial”, assim como de sua estrada de acesso, situados na zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro (MA). A ação foi proposta na Justiça Federal contra o Estado o Maranhão, o Município e a empresa CAT Construções LTDA, responsável pelas obras do empreendimento residencial, por problemas em seu licenciamento ambiental e riscos de danos ao ecossistema protegido da região.

De acordo com a ação do MPF, foi apresentado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) um plano de controle ambiental do empreendimento, mas ele não menciona a sua grande proximidade com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nem que está inserido em sua zona de amortecimento, omitindo-se, assim, descrição ambiental de característica relevante.

O MPF aponta que, além dos vícios encontrados no plano, o empreendimento de alto padrão e de grande porte foi licenciado pela Sema sem a necessária Autorização de Licenciamento Ambiental (ALA), que deveria ter sido solicitada previamente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Unidade de Conservação Federal e pela emissão da ALA.

A ação também afirma que houve irregularidade no licenciamento em virtude da autorização, concedida pela Prefeitura de Santo Amaro, para o loteamento em área rural, na qual não é permitida expansão urbana, pela proximidade do Parque Nacional. Para tanto, o Município expediu uma certidão de uso e ocupação do solo, dizendo apenas genericamente que o referido empreendimento não fere a legislação municipal, sem qualquer especificação quanto ao local onde o mesmo seria implantado. As obras estão sendo realizadas a apenas duzentos metros do campo de dunas dos Lençóis Maranhenses, contrariando a legislação local e federal.

Já o projeto da estrada de acesso ao loteamento, também aprovado pela prefeitura e pela Sema sem a devida autorização do ICMBio, possui quase 2 km de extensão, com parte considerável situada sobre a zona de amortecimento.

Apuração – O MPF iniciou a apuração do caso a partir de representações encaminhadas pelo ICMBio e pelo Conselho Municipal de Turismo de Santo Amaro, que denunciaram as irregularidades. De acordo com a nota técnica nº 10/2024, o ICMBio enfatiza que o empreendimento pode afetar diretamente o ecossistema e a integridade do Parque Nacional em relação à proximidade da obra, com o acréscimo de grande quantidade de residências em torno da área protegida e o acesso descontrolado à Unidade de Conservação.

Por sua vez, o Conselho Municipal de Turismo destacou os impactos que as obras de urbanização trarão às atividades turísticas na região, uma vez que intervirão na paisagem local e causarão drástico aumento na circulação de veículos na região de dunas. Além disso, o Conselho relatou que diversas provocações e questionamentos foram feitos ao Município sobre os riscos, mas sem o atendimento adequado.

Pedidos – Diante do exposto, o MPF requer à Justiça que determine, liminarmente, a imediata suspensão da licença ambiental concedida pela Sema, bem como do alvará de construção e aprovação de loteamento do “Condomínio Terra Ville” pelo Município, assim como da estrada de acesso ao empreendimento. Em consequência, que seja proibida a realização de qualquer intervenção na estrada ou na área do loteamento, especialmente, a realização de edificações e a implantação de estruturas particulares ou coletivas de uso urbano, inclusive a implantação de redes de água e esgoto, cercas e marcação de áreas de lotes.

Também foi pedida a suspensão de qualquer atividade de comercialização e publicidade de lotes do empreendimento, com a finalidade de evitar prejuízos a terceiros, assim como a obrigação de divulgar, pelo empreendedor e pela Prefeitura, sobre a existência de demanda judicial e da suspensão de qualquer obra no local. A divulgação deve ser feita em meios de comunicação, inclusive nas suas páginas na internet e placas no local.

Ao final do processo, o MPF pede à Justiça que determine a nulidade da licença ambiental expedida, bem como de alvarás de construção e aprovação do loteamento, e reconheça a inviabilidade de prosseguir o licenciamento sem a prévia obtenção da ALA perante o ICMBio. Ainda, que seja imposto aos réus a obrigação de não implantar o loteamento e a estrada, além de demolirem as obras irregularmente realizadas e apresentarem um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ao ICMBio, bem como implementá-lo após a aprovação do órgão, para compensação dos danos ambientais. Por fim, que os réus sejam condenados ao pagamento de indenização pelos danos materiais causados, que não possam ser reparados.

Roseana enaltece conquistas do MDB nas eleições de 2024

Publicado em:

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB) destacou na manhã desta quarta-feira (30), na Rádio Mirante News FM (104,1), no Ponto Final, a campanha vitoriosa do MDB nas eleições de 2024, tanto no Maranhão quanto no Brasil.

oseana lembrou o crescimento do partido no estado, saltando de sete para 37 prefeituras, incluindo cidades importantes como Bacabal e Barra do Corda. A deputada federal disse que ainda que no Brasil o MDB comandará cinco capitais, entre elas Porto Alegre e São Paulo.

O fortalecimento do MDB em 2024, fará o partido chegar num outro patamar em 2026, inclusive no Maranhão. A ex-governadora, no entanto, deixou em aberto seu caminho na próxima eleição.

“Ainda é cedo, mas vamos deixar na mão de Deus e do povo do Maranhão”, afirmou.

Roseana também fez questão de dizer que estará apoiando as candidaturas de Roberto Costa (MDB), prefeito eleito de Bacabal, na disputa pela FAMEM, e de Eliziane Gama (PSD) na eleição do Senado.

“Eu acredito que nós vamos ter uma candidatura vitoriosa. Roberto é preparado. Tenho convivido muito com ele desde cedo, porque ele foi da juventude do MDB. Ele ajudou a construir o MDB e é uma pessoa que tem muito valor. Se elegeu tranquilamente por um grande município, Bacabal, e eu tenho certeza que vai fazer uma bela administração. Ele tem condições de ajudar bastante os outros municípios através da FAMEM. No Senado, eu torço para que dê certo esse projeto de ter uma mulher [na presidência] no Senado. Claro, eu torço pela nossa maranhense”, ressaltou.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Brandão anuncia encontro e parcerias com prefeitos/prefeitas eleitos e reeleitos

Publicado em:

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, na TV Mirante, nesta quarta-feira (30), o governador Carlos Brandão fez uma avaliação das Eleições Municipais 2024 no Maranhão e ressaltou que o Governo do Estado seguirá trabalhando em parceria com as prefeituras após a posse dos novos prefeitos. Ele também anunciou um encontro com os eleitos na sexta-feira (1º).

Durante a entrevista, o governador Carlos Brandão ressaltou que desde o início da sua gestão no Governo do Maranhão tem feito uma administração municipalista, governando para todos os maranhenses.

“O lema do nosso governo é unidade e parceria. Independentemente de qualquer questão política ou partidária, temos trabalhado em todos os municípios, entregando obras, levando políticas públicas e as ações do Governo do Maranhão. Temos tido todos os prefeitos e prefeitas como nossos parceiros e vamos manter essa união”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão fez um breve balanço das ações do Governo do Estado nos 217 municípios maranhenses. “Estive em todos os municípios do Maranhão inaugurando restaurantes populares, praças, hospitais, escolas, delegacias, novas estradas e em tantos outros eventos institucionais. Estas ações são benefícios que melhoram a vida da população, por isso, minha prioridade é sempre manter o dialogo com todos os segmentos do nosso estado”, ressaltou.

As Eleições Municipais 2024 foram finalizadas no domingo (27), quando aconteceu o segundo turno na cidade de Imperatriz. Em todos os demais 216 municípios do estado, o pleito foi encerrado ainda no primeiro turno, dia 6. Para dar início aos diálogos com os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, o governador Carlos Brandão os receberá na sexta-feira (1º).

“Será um grande encontro institucional para a gente abrir o diálogo. Será o primeiro dos diversos encontros que teremos. Ano que vem, a partir do momento que os prefeitos e prefeitas tiverem suas equipes de trabalho montadas, nós faremos um grande seminário para receber todos e mostrarmos como eles podem ter acesso às políticas públicas do Governo do Maranhão para levar as melhorias para as suas cidades”, explicou o governador Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão destacou, ainda, que o Governo do Maranhão tem, atualmente, mais de 500 obras em andamento para serem entregues nos municípios ainda este ano. “Estamos finalizando 2024 com as contas públicas extremamente equilibradas. E a perspectiva para 2025 é excelente. Eu posso dizer que a gente tem hoje obra nos 217 municípios maranhenses. No nosso último balanço levantamos mais de 500 obras para serem inauguradas”, assinalou.

Foto: Divulgação

Porto do Itaqui e Fapema divulgam edital para apoio a pesquisas

Publicado em:

O Porto do Itaqui, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou um edital de apoio a pesquisas voltadas ao desenvolvimento dos setores portuário, marítimo e logístico no Maranhão. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, o edital faz parte da Linha de Ação “Mais Inovação” e visa incentivar o avanço científico e tecnológico na região, promovendo soluções para operações portuárias e ampliando o impacto socioeconômico no estado.

O período de submissão das propostas já está aberto e segue até o dia 29 de novembro de 2024. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Fapema.

Hibernon Marinho, diretor de operações do Porto do Itaqui, destaca a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da integração entre o porto e a comunidade acadêmica. “Esse edital é um passo estratégico para o Itaqui, pois buscamos soluções inovadoras que aprimorem nossos processos e apoiem o desenvolvimento sustentável. Nossa parceria com a Fapema permite consolidar o Itaqui como um polo de inovação portuária e tecnológica, alinhado aos desafios globais de descarbonização e eficiência”, afirma.

O edital está aberto a pesquisadores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos sediadas no Maranhão, que devem submeter projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico, descarbonização, impacto ambiental e otimização logística. “Queremos fortalecer o vínculo entre o porto e o ecossistema de pesquisa, fomentando estudos aplicáveis diretamente às operações portuárias, ampliando nossa competitividade e beneficiando nossa hinterlândia”, acrescenta Hibernon.

“A nova chamada pública em parceria com a Emap representa mais um passo importante para fomentar a ciência, tecnologia e inovação no Estado. Por meio do apoio a projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às diretrizes do Plano Maranhão 2050, incentivamos o desenvolvimento de soluções que fortalecem o setor portuário, marítimo e logístico, além de promover uma economia mais inclusiva. É uma oportunidade de unir pesquisa e inovação ao crescimento socioeconômico e à preservação ambiental, trazendo benefícios concretos para o Maranhão e para o país”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

O edital prevê a divulgação dos resultados da primeira fase a partir do dia 18 de dezembro de 2024, com o início das entrevistas dos candidatos aprovados entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025. Os resultados finais serão publicados a partir de 12 de março de 2025.

Fotos: Divulgação

Brandão anuncia a devolução de mais de 500 celulares roubados no MA

Publicado em:

O governador Carlos Brandão anunciou, nesta terça-feira (29), a devolução de mais de 500 celulares recuperados por meio do programa Meu Celular de Volta. Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e executado pela Polícia Civil do Maranhão, o programa tem se destacado no combate a roubos e furtos de dispositivos móveis. A entrega dos aparelhos está marcada para a próxima quinta-feira, 7 de novembro, no Ginásio Costa Rodrigues, a partir das 8h.

Os celulares que serão devolvidos foram apreendidos pelos policiais durante dois mutirões realizados na Grande Ilha, para os quais foram intimadas duas mil pessoas. Os aparelhos estavam registrados como perdidos, furtados ou roubados, e o rastreamento foi possível a partir do número de IMEI, informado no registro do Boletim de Ocorrência.

Deverão se dirigir ao local de entrega apenas as pessoas que forem contatadas pela autoridade policial. Para receber o aparelho, é necessário apresentar carteira de identidade (RG/CIN), boletim de ocorrência (ou número do B.O) e um documento que comprove a propriedade do aparelho. Caso não possua a nota fiscal, a equipe analisará individualmente cada caso.

“Segurança é uma das grandes prioridades do nosso governo! E é com muita satisfação que avançamos com o programa Meu Celular de Volta no Maranhão. Nosso objetivo é ampliar esses resultados em todas as regiões do estado, para que cada vez mais pessoas possam recuperar seus aparelhos e combatermos firmemente este tipo de crime”, destacou o governador Carlos Brandão.

O programa Meu Celular de Volta segue o modelo e a tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, pioneira no país nesse tipo de ação para recuperação de celulares com registro de perda, furto ou roubo. No Maranhão, em menos de um mês de implantação o programa obteve uma recuperação recorde e foi destaque na imprensa nacional.

“Desde que lançamos a iniciativa, o Maranhão já obteve bons resultados na redução dos índices desses crimes. A primeira fase do programa foi realizada na região da Grande Ilha, mas nós planejamos expandi-lo para todo o estado, visando a melhoria da segurança pública. Agradecemos à Segurança Pública do Piauí pelo apoio fundamental para o sucesso dessa ação”, destacou o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

O delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, pontuou os bons números alcançados. “Desde o lançamento do programa, já recuperamos o mesmo quantitativo de celulares que a Polícia Civil conseguiu recuperar entre janeiro e agosto deste ano. Portanto, é uma ação que intensifica o resgate desses aparelhos e contribui para que haja ainda mais redução de roubos e furtos no nosso estado”.

A entrega dos mais de 500 celulares aos legítimos donos marca apenas o encerramento do primeiro ciclo do programa na Grande Ilha, destaca o coordenador do programa, delegado Luigi Conte.

“Novas intimações continuarão sendo realizadas, assim como operações policiais para cumprir mandados judiciais visando recuperar mais aparelhos perdidos, furtados ou roubados e, principalmente, reduzir ainda mais o índice de roubos e furtos de celulares no Maranhão, que registrou uma queda de 15% entre janeiro e setembro deste ano, representando menos 2.400 aparelhos em relação ao mesmo período do ano passado”, enfatizou.

Mais sobre o programa

Meu Celular de Volta se destina a vítimas de roubo e furto de celular e a pessoas que perderam seus dispositivos e que registraram o Boletim de Ocorrência informando o número de IMEI. O primeiro ciclo do programa abrangeu os municípios que compõem a Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A partir de novembro, o programa será expandido para Imperatriz e, em seguida, para mais municípios do interior do estado.

O programa visa reduzir crimes como roubos, furtos e assaltos a coletivos, além de desestimular a comercialização de aparelhos de origem ilícita, diminuindo também a ocorrência de crimes transversais, uma vez que celulares roubados costumam conter aplicativos de bancos, senhas e dados pessoais, facilitando fraudes financeiras, golpes e outros delitos.

Foto:Divulgação