O governador Carlos Brandão participará da solenidade oficial de abertura das Eleições 2024, que acontece no domingo (6), às 7h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, bairro Areinha, em São Luís.
A solenidade oficial de abertura das Eleições 2024, na sede do TRE-MA, será iniciada com o hasteamento das bandeiras. Em seguida, serão feitos os pronunciamentos das autoridades: José Raimundo Leite Filho, Procurador Regional Eleitoral; Paulo Sérgio Velten Pereira, vice-presidente/ corregedor do tribunal; governador Carlos Brandão e, encerrando o ato, o José Gonçalo de Sousa Filho, presidente da Corte Eleitoral do Estado.
No próximo domingo, 6 de outubro, mais de 5 milhões de maranhenses comparecerão às urnas nos 217 municípios do estado para escolher prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que cuidarão dos seus interesses a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Para votar, o eleitor deve comparecer ao seu local de votação das 8h às 17h, portando o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto. Também poderá ser usado o e-Título, que está disponível na Apple Store e na Google Play Store, podendo ser baixado até o sábado (5).
Este ano, no Estado, somente as cidades de São Luís e Imperatriz poderão ter o segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores.
No Maranhão, dois municípios passarão por consulta popular – o plebiscito. Em São Luís, o tema é sobre a gratuidade do passe livre para estudantes. Já em Governador Edison Lobão é sobre a mudança do nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão. Nos dois casos, os eleitores devem apertar a tecla 1 para o SIM e 2 para o NÃO na urna.