PT maranhense confirma apoio ao projeto de Brandão em 2026

Publicado em: 31 de outubro de 2024

Francimar Melo assume a presidência do PT Maranhão - Manoel Santos

O presidente do diretório estadual do PT, Francimar Melo, emitiu Nota, nesta quinta-feira (31), sobre a resolução do partido, intitulada de “O processo eleitoral de 2024 e as perspectivas para o PT no Estado do Maranhão”, onde sinalizava uma posição da sigla a favor do nome do vice-governador Felipe Camarão, membro do PT, para a sucessão do governador Carlos Brandão em 2026.

De acordo com  Melo, de maneira açodada, aconteceu uma espécie de “vazamento” do texto inicial, o que gerou uma sensação de resolução petista, o que não condiz com a realidade do pensamento do partido.

“Naquela oportunidade, não houve posição antecipada sobre as eleições de 2026. Como partido da base aliada do governo, esse debate será realizado em 2026 no momento oportuno, sob a liderança do governador Carlos Brandão”, disse.

Abaixo, leia o posicionamento na íntegra:

“O PT em todo o Brasil tem como prática avaliar as eleições. Assim, fizemos a reunião ampliada da Executiva Estadual do PT/MA, realizada no último dia 14 de outubro que contou com a presença do Deputado Federal, do Vice-Governador Felipe Camarão, dos (as) Secretários de Estado, membros da direção da direção e da Executiva Nacional, dos representantes do partido em cargos federais, dos Setoriais e outros (as). Dentre as principais questões pautadas na reunião, foi o desempenho do PT nas eleições municipais de 2024 e as perspectivas de construção da reeleição do Presidente Lula, em 2026 e a prioridade do PT maranhense. Como de praxe, as contribuições ao debate são sistematizadas e apresentadas para discussão e aprovação nas instâncias partidárias. Infelizmente, de forma açodada, vazaram o texto inicial, passando a ideia de que se tratava de uma resolução da Executiva Estadual do PT, o que não é verdade. Naquela oportunidade, não houve posição antecipada sobre as eleições de 2026. Como partido da base aliada do governo, esse debate será realizado em 2026 no momento oportuno, sob a liderança do governador Carlos Brandão”.