O Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), recebe do dia 04 ao dia 14 deste mês, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para realização da Missão de Supervisão do projeto. A atividade faz parte da metodologia realizada pelo financiador alemão, que consiste em observar os avanços do projeto a cada 6 (seis) meses.
“A presença do FIDA no Maranhão, através desta Missão de Supervisão, reforça o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável nas áreas mais vulneráveis do nosso estado. A SAF e todos os parceiros do PAGES têm trabalhado intensamente para implementar ações que fortalecem a autonomia e a produção local das comunidades quilombolas, indígenas e familiares, promovendo o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e à cultura local. Estamos confiantes de que essa missão trará novas contribuições para aprimorar o projeto e fortalecer ainda mais o impacto positivo do PAGES nas vidas dos beneficiários maranhenses,” disse o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
A Missão de Supervisão acontecerá em formato híbrido (remoto e presencial) e será dividida em duas etapas. A primeira semana terá visitas presenciais a comunidades de sete municípios maranhenses, incluindo Santa Inês, Santa Luzia, Zé Doca, Bom Jardim, Pindaré Mirim, Pio XII e Bela Vista do Maranhão. Algumas das áreas visitadas abrangem comunidades quilombolas, como Onça e Boi Amontado, e a terra indígena Pindaré (Aldeia Januária). Também estão programadas visitas aos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) em três dessas localidades.
Para Mariana Nóbrega, coordenadora geral do Projeto, esta será a oportunidade de evidenciar o alcance do Projeto e reafirmar o compromisso com as comunidades rurais do estado. “É com grande alegria que recebemos esta importante missão. Tivemos ao longo do ano empenhados em garantir que as comunidades do Projeto pudessem ser, gradativamente, alcançadas. Não é uma tarefa fácil, mas é, sem sombras de dúvidas, um desafio que escolhemos enfrentar para garantir segurança alimentar e diminuir a pobreza rural do nosso estado”, reforçou.
Na segunda semana, dia 12, a missão será oficialmente aberta em evento no auditório da SAF, seguido por reuniões com as entidades coexecutoras do projeto, como a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), além de outras organizações parceiras e da sociedade civil.
A primeira Missão de Supervisão do PAGES foi realizada do dia 16 ao dia 24 de novembro de 2023, seis meses após a missão de arranque (05/2023). No dia 12 de maio do mesmo ano o Projeto foi iniciado. Além das Missões de Supervisão, o FIDA realiza as de Apoio, uma por ano, à implementação do Projeto. Este ano duas Missões de Apoio foram realizadas em abril , de forma excepcional, em agosto.