A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (06), sessão extraordinária oficializando a promulgação da Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que trata da eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.
O deputado Glalbert Cutrim levantou a questão de ordem de que era necessário fazer o cancelamento da eleição antecipada e o caso foi levado ao plenário depois do parecer da CCJ e foi referendado o cancelamento. Com todo o tramite realizado, a realização de uma nova eleição está autorizada a partir de agora.
O artigo 7º da nova norma aprovada estabelece que, a partir do dia 1º de novembro do segundo ano da Legislatura, pode ser realizada Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante voto secreto. O texto também reforça que os membros eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito.
A deputada e presidente atual da Alema, Iracema Vale (PSB), será candidata, e favorita a reeleição pelo que se depreende do momento vivido e vontade da ampla maioria de seus pares no parlamento.