O estado do Maranhão obteve um importante avanço na redução da pobreza e da extrema pobreza em 2023, de acordo com os dados, divulgados nesta quarta-feira (4), pelo IBGE, na Síntese de Indicadores Sociais de 2024.
O secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé, destacou as ações e investimentos da gestão do governador Carlos Brandão, que contribuíram para uma queda significativa no número de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza e pobreza. Segundo dados do IBGE, cerca de 195 mil pessoas foram retiradas da extrema pobreza e 372 mil pessoas saíram da linha da pobreza, em 2023, comparado ao ano anterior.
Paulo Casé ressaltou que o Maranhão vem consecutivamente, nos últimos anos, reduzindo os números da extrema pobreza e pobreza no estado. “Romper os ciclos de pobreza é desafiador para qualquer governo. A gestão do governador Brandão tem ampliado os programas e ações em todos os setores do governo para garantir que mais maranhenses tenham oportunidades, com foco no fortalecimento das políticas de inclusão social, segurança alimentar, geração de emprego e renda, e promoção de acesso a serviços essenciais, como saúde e educação”, destacou o secretário.
Ações do Governo do Maranhão, por meio da Sedes, que impulsionaram a redução da pobreza
Restaurante Popular – Atualmente, o Maranhão tem a maior rede de segurança alimentar da América Latina. São 180 Restaurantes Populares espalhados em 160 municípios. São oferecidas mais de 180 mil refeições todos os dias e 45 milhões de refeições por ano. Paulo Casé destacou que a gestão do governador Brandão tem a missão de inaugurar um Restaurante Popular em cada município.
Destaque para o projeto de capacitações dentro dos restaurantes popular, como o Projeto Padaria Artesanal, criado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckimin, e trazido para o Maranhão pela primeira-dama, Larissa Brandão. O projeto já formou 480 alunos em 15 municípios e vai passar pelas 29 cidades com menor IDH do estado.
Banco de Alimentos – Desde 2019, o equipamento atua no combate ao desperdício de alimentos e atendimento às instituições comunitárias com a destinação dos alimentos que seriam, indevidamente, descartados. Paulo Casé destacou a ampliação do Banco de Alimentos com a criação do Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis. Neste ano, a meta de arrecadação e distribuição foi batida em agosto, com a arrecadação de mais de 478 toneladas.
Programa Mais Renda e Minha Renda – A gestão do governador Carlos Brandão criou o programa Minha Renda, que já beneficiou mais 4.682 empreendedores em 212 municípios, e ampliou o programa Mais Renda, que já atendeu mais 5.232 beneficiários em 157 municípios. Destaques na geração de renda e oportunidades, os beneficiários estão espalhados por todo o Maranhão, vendendo seus produtos e também participam dos grandes eventos promovidos pelo Governo do Maranhão.
Formando e Cozinhando – O projeto de gastronomia social Formando e Cozinhando já formou centenas de alunos em cozinha básicas e vários cursos específicos no ramo da gastronomia. O secretário Paulo Casé destacou a ampliação do projeto para mais municípios do Maranhão, principalmente os de potencial turístico, como forma de capacitar a mão de obra local para empreender ou entrar no mercado da cozinha em pontos turísticos.
Assistência Social e Cidadania – O Governo do Maranhão tem investido na capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na rede de assistência social. Periodicamente, as equipes da Sedes estão atuando junto aos municípios para garantir que todo o cidadão que tenha direito aos programas sociais dos governos municipais, estadual e federal sejam beneficiados. São programas importantes de combate a pobreza, como o Bolsa Família.
Com a continuidade dessas políticas e de todas as outras do governo, Paulo Casé destaca o compromisso do governador Carlos Brandão em investir em políticas públicas de combate a pobreza. “Tenho certeza de que, em 2024, também foi possível dar continuidade à redução da pobreza e extrema pobreza no estado. 2025 vai ser um ano de muito mais trabalho pelo Maranhão”, finalizou Paulo Casé.