O deputado estadual Ricardo Arruda (PSB) parabenizou, na sessão desta terça-feira (10), o governador Carlos Brandão (PSB) e a gestão do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) pela entrega de mais de 13 mil títulos de terra aos agricultores familiares.
Ricardo Arruda citou os números para comprovar o avanço que tem sido realizado pelo Iterma, na gestão do presidente Anderson Ferreira, no Governo Brandão.
“Antes o Governo do Maranhão entregava algo em torno de 500 títulos por ano. No Governo Flávio Dino foram entregues 9 mil durante todo o ano. No entanto, a revolução veio no Governo Brandão, neste curto intervalo já foram 13.436 títulos da Reforma Agrária, de assentamentos do Iterma entregues no Maranhão. Foram mais de 280 mil hectares de terras públicas arrecadadas e mais de 17 mil famílias beneficiadas”, afirmou Ricardo Arruda, que lembrou que foram adquiridos mais de 7 mil hectares de terra.
Ricardo Arruda disse que o Maranhão conta com 77 comunidades tradicionais quilombolas com título de terra, sendo 22 só no governo Carlos Brandão, o equivalente a praticamente 1/3 das comunidades que tiveram seus títulos reconhecidos
De acordo com o deputado, essas conquistas só estão sendo possíveis graças ao Programa de Regularização Fundiária desenvolvido pelo Governo do Estado, por intermédio do Iterma e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, executado em parceria com o governo federal, e outros programas que visam desenvolver e fortalecer a agricultura familiar no Estado do Maranhão.
“O programa é tão exitoso que o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, esteve nos últimos dias na COP 29, a Conferência Mundial do Clima realizada no Azerbaijão, apresentando o Programa ‘Paz no Campo’ como iniciativa exitosa do Governo do Maranhão, tanto do ponto de vista econômico, para que a Agricultura Familiar possa, de fato, se desenvolver”, finalizou Ricardo Arruda.