Bira celebra o sucesso da 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar

Publicado em: 19 de dezembro de 2024

Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2024, a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF) movimentou a Lagoa da Jansen, em São Luís, com uma programação intensa e inclusiva. Com o lema “Alimento Saudável: mais vida, mais natureza, mais renda”, o evento foi o palco de inovações, oportunidades de negócios, valorização cultural e fortalecimento da economia local, consolidando a agricultura familiar como motor do desenvolvimento rural no Maranhão.

O evento foi um sucesso de público, reunindo mais de 35 mil pessoas durante os quatro dias de realização. A FEMAF se consolidou como um grande evento e já está no calendário oficial de atividades do Governo do Estado do Maranhão.

“A importância é estratégica para o desenvolvimento do Maranhão. Estivemos com a FEMAF consolidando uma vitrine para a agricultura familiar, permitindo que pessoas que historicamente ficaram na invisibilidade possam vir para a cena pública, se conectar com a cidade, fazer negócio, ampliar sua renda e suas condições de vida, tendo uma perspectiva de preservação ambiental e produção de alimento saudável, que é o que a gente precisa para a nossa saúde. Tudo que tem aqui é 100% maranhense, 100% orgânico. Estamos mostrando que produção no Maranhão nós temos. Precisamos avançar na comercialização, conectar o campo com a cidade e garantir que o Maranhão tenha uma dinâmica própria de progresso econômico a partir das suas próprias forças”, destacou o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão – SAF, Bira do Pindaré.

O público presente pôde apreciar durante os quatro dias de evento artistas locais como o Cacuriá Balaio das Rosas, Flávia Bitencourt, Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Rosa Reis, Josias Sobrinho, Fauzi Beydoun e Célia Sampaio, que abriram os shows de artistas regionais e nacionais como Vanessa da Mata, Leci Brandão, Zeca Baleiro e Odair José. As apresentações culturais foram recorde de público em relação à primeira edição da FEMAF.

A FEMAF reuniu representantes de mais de 70 municípios maranhenses, agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais, pesquisadores, instituições de ensino e o público geral interessado em produtos sustentáveis.