Começa neste sábado (1º) o Pré-Carnaval de São Luís, realizado pelo Governo do Maranhão, com o tema “Estado de Folia e Alegria”. O Vem pro Centro é um espaço que vai agregar variadas manifestações culturais dando uma mostra da pluralidade que é o Carnaval maranhense nos dias 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro.
No Pré-Carnaval Vem Pro Centro, os quatro sábados do mês de fevereiro serão preenchidos com muita festividade, alegria, criatividade, irreverência e beleza dos grupos carnavalescos de categorias diversas espalhados em palcos situados na Praça dos Catraieiros, Praça do Reggae, Praça da Faustina, Praça da Fé, e Beco Catarina Mina. E como na mistura do Carnaval do Maranhão tem espaço para todos os estilos, a população também vai poder curtir boas pedras, na Praça do Reggae, com uma programação especial.
A programação deste sábado começa às 14h, no Palco Patativa (Praça dos Catraieiros) e no Palco Nega Glicia (Praça do Reggae). A partir das 15h, o rufar dos tambores e suas belas coreiras se apresentam no Palco da Faustina (Praça da Faustina). Às 14h, começam também as programações dos palcos Joãozinho Trinta (Praça da Fé) e Catarina Mina (próximo ao beco de mesmo nome).
A descentralização em cinco polos carnavalescos, que homenageiam grandes nomes da cultura maranhense em diversos segmentos, fortalece a memória cultural do estado. Ícones como Nega Glicia, Patativa, Faustina e Joãozinho Trinta são celebrados, perpetuando seus legados.
“Oportunizar uma programação diversa no Centro Histórico, um local tão admirado e visitado pela sua beleza arquitetônica, é unir cultura e história, presente e passado. Ocupar o Centro com blocos tradicionais, tambores de crioula, blocos alternativos, tribos de índio, escolas de samba, artistas e grupos do reggae é dar mais vida ao local, ao mesmo tempo que favorece a economia criativa, o turismo cultural. Comerciantes, artesãos, ambulantes e profissionais do setor turístico encontram na folia uma oportunidade de crescimento e geração de renda”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Palco Patativa (Praça dos Catraieiros)
14h Jegue Folia
15h Baré de Casco
16h Fuzileiro da Fuzarca
17h Sindicato do Samba
18h Vagabundos do Jegue
19h Feijoada Completa
Palco Nega Glicia (Praça do Reggae)
14h GDAM
14h DJ Janah
15h Maria Antônia e Zé Luis
16h Filhos de Jah
17h Bloco Arrasta Fari
17h45 DJ Elizabeth Lago
18h Banda 98
18h45 DJ Jorge Black
19h Núbia
Palco da Faustina (Praça da Faustina)
15h TC Arte Nossa
16h TC Catarina Mina
17h TC Desejo de Benedito e Conceição
18h TC Oriente
19h TC Laborarte
Palco Joãozinho Trinta (Praça da Fé)
14h Tribo de Índio Tupiniquins
15h Afro Akomabu
16h Bloco Tradicional Os Apaixonados
17h Afro GDAM
18h Bloco Tradicional Os Tremendões
19h Escola Favela do Samba
Palco Catarina Mina
14h Bloco Grande Folia
15h Banda Os Cúekas
16h Bloco da Maisena
17h Bloco Jumenta Parida
18h Bloco No Seu
19h Bloco Só Safados
Foto: Divulgação