fevereiro 2025

Brandão faz balanço de 2024 e apresenta novos projetos na Alema

Publicado em: 3 de fevereiro de 2025

O governador Carlos Brandão participou da sessão solene de abertura dos trabalhos do terceiro ano da 20ª Legislatura (2023-2027) da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta segunda-feira (3). Durante a solenidade, ele fez a entrega da Mensagem do Governo do Maranhão à Assembleia na qual prestou contas das ações governamentais realizadas ao longo de 2024 e as perspectivas para 2025.

A sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, em São Luís, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, e contou com a presença de diversas autoridades representantes dos três poderes, entre elas o ministro do Esporte, André Fufuca.

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da interlocução do Executivo com a Assembleia Legislativa para que os dois possam trabalhar em harmonia em prol dos interesses da população maranhense.

“É sempre importante essa harmonia, lógico, com independência, mas sabendo da importância do parlamento para que a gente possa aprovar os projetos que levam benefício à população. É natural que haja diferentes posicionamentos, mas a gente sempre busca a convergência. O parlamento é livre, porém temos o mesmo objetivo, que é melhorar a vida do povo do Maranhão. O Governo do Maranhão e a Assembleia têm uma parceria e eu estou muito otimista para 2025”, declarou o governador Carlos Brandão.

Em seguida, já no plenário da Assembleia, o governador Carlos Brandão apresentou um breve resumo dos avanços obtidos no estado. “Temos alcançado grandes avanços. O Maranhão tem 2,7 milhões de trabalhadores ocupados, o maior número em 12 anos. Concedemos mais de cinco mil títulos de terra, incluindo 13 quilombolas. Também avançamos na alfabetização infantil, saindo da 23ª para a décima posição no país”, informou.

Brandão também pontuou os investimentos na segurança pública, com a convocação de 1.445 novos policiais, reforma de delegacias e mais de 700 viaturas. Na saúde, o discurso do governador ressaltou, entre outros, o Hospital Carlos Macieira, que agora realiza transplantes de rim e fígado.

A deputada Iracema Vale que, no sábado (1º), tomou posse para o biênio 2025-2026, destacou que a perspectiva é de muito trabalho. “A Assembleia é uma casa de muitas ideias, mas todos convergem para o mesmo propósito que é o bem do Maranhão. Vamos seguir trabalhando para garantir um Parlamento soberano, aberto ao diálogo e comprometido com o povo. A Alema sempre estará disposta a unir forças com os demais poderes pelo bem do Maranhão”, afirmou.

Iracema Vale também informou que em 2025 a Casa Legislativa comemora seus 190 anos, com ampla programação e novos serviços ao povo maranhense. “Faremos a inauguração do Memorial Alema, um espaço que contará a trajetória desta Casa, preservando a sua história e oferecendo um local de pesquisa para toda a população maranhense. Também lançaremos a plataforma Alema Play, um aplicativo onde serão exibidos filmes e documentários sobre assuntos diversos e ainda sobre o trabalho desenvolvido nesta Casa”, disse.

Mensagem do Governo do Maranhão

Antes do início da sessão solene, o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, a pedido do governador Carlos Brandão, fez uma apresentação do documento Mensagem à Assembleia, com o objetivo de prestar contas das ações governamentais realizadas ao longo de 2024.

“Em 2023, tivemos que fazer ajustes para garantir a sustentabilidade financeira do Governo do Maranhão e este trabalho deu excelentes resultados. O Maranhão tem avançado na gestão fiscal, sendo o Estado que mais diminuiu a sua dívida consolidada. Esse compromisso permite o aproveitamento mais eficiente dos recursos obtidos junto ao Governo Federal para os projetos estaduais”, afirmou Vinícius Ferro.

O documento foi estruturado a partir dos cinco eixos temáticos que orientam o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA): Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes; Economia Próspera e Inclusiva; Meio Ambiente Valorizado e Resiliente; Sociedade Saudável, Segura e Justa; Governança Efetiva, Conectada e Inovadora.

Esses eixos são derivados da Visão de Futuro do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050. Nesta edição, a Mensagem também estabelece um vínculo claro entre as ações do PPA e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, estando alinhada às metas globais de combate à pobreza, preservação ambiental e promoção da paz e prosperidade.

Entregue à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o documento conta com 110 páginas e foi disponibilizado nos formatos on-line e impresso. A Mensagem conta, pela primeira vez, com uma versão em braile.

O documento pode ser acessado pelo link https://www.seplan.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/mensagem-a-assembleia.

Foto: Brunno Carvalho

SAF participa de Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi

Publicado em:

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), participam nesta terça-feira (4) do VI Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi, na Aldeia Januária, Terra Indígena Rio Pindaré, Santa Inês (MA). O encontro irá tratar sobre a governança territorial e proteção das áreas protegidas do Maranhão e Pará. Reunindo cerca de 60 participantes, entre representantes indígenas, órgãos ambientais e organizações da sociedade civil, tem o objetivo de fortalecer a articulação entre territórios indígenas e unidades de conservação.

“o diálogo permanente entre a SAF e as comunidades indígenas inseridas no Pages é necessário para discutirmos a proteção territorial das áreas indígenas e tratarmos sobre políticas públicas que elevem a capacidade produtiva dessas populações. O encontro vai corroborar e ampliar as discussões sobre nossos povos indígenas e suas lutas”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.

A programação inclui apresentações sobre corredores ecológicos, propostas para restauração ambiental e discussões estratégicas sobre a gestão integrada das áreas protegidas. Um dos destaques é o alinhamento das oportunidades e sinergias entre o Pages, fundamental para a sustentabilidade das ações no Mosaico Gurupi. Além disso, será debatida a estruturação do conselho gestor e a formalização do Mosaico, que ainda busca reconhecimento oficial.

“Temos acompanhado as discussões junto às comunidades indígenas, sobretudo, quanto a proteção e reconhecimento de seus territórios. Para nós, é crucial que povos indígenas estejam no centro das discussões e das proposições que se convertem em parcerias, apoio e soma na luta da nossa Amazônia maranhense. Seguimos compromissados na sustentabilidade das terras indígenas e em sua preservação”, assegurou a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega.

O encontro, que acontece até dia 6, envolverá os seis territórios indígenas: Awá, Carú, Rio Pindaré, Araribóia, Alto Turiaçu e Rio Guamá.

Histórico e avanços

O VI Encontro dá continuidade às discussões iniciadas na última reunião do Conselho, realizada em agosto de 2023, também em Santa Inês (MA). Na ocasião, 72 participantes discutiram estratégias para proteção territorial, restauração ecológica e fortalecimento da governança. Foram criados grupos de trabalho para enfrentar desafios como invasões, desmatamento e políticas públicas para os povos indígenas. Entre os avanços daquela edição, destacam-se a reativação dos Grupos de Trabalho, a ampliação das parcerias institucionais e o planejamento para o reconhecimento oficial do Mosaico Gurupi.

Foto: Divulgação

Iracema Vale destaca comemorações pelos 190 anos da Assembleia na abertura do Ano Legislativo

Publicado em:

Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), realizada na manhã desta segunda-feira (3), a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou os 190 anos do Parlamento Estadual, que serão comemorados com uma ampla programação a ser iniciada no próximo dia 16 de fevereiro.

“Este é um momento ainda mais especial porque, em 2025, celebramos os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão. Esta Casa, que nasceu em 1835, é um dos pilares da democracia maranhense. Aqui, ao longo de quase dois séculos, foram debatidos e aprovados os mais importantes projetos para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Iracema Vale logo em seu discurso.

A deputada disse ainda que, ao longo dos 190 anos, a Assembleia acompanhou a história do desenvolvimento do Maranhão, atravessando períodos de transformações, crises e avanços, mas sempre mantendo sua missão junto à população.

“Tenho a imensa honra de fazer parte dessa história, especialmente como a primeira mulher a presidir o Legislativo maranhense. Esta é uma conquista coletiva, porque simboliza o avanço das mulheres na política e mostra que o Maranhão está disposto a ser mais igualitário, seja elegendo mais mulheres ou as apoiando na ocupação de espaços importantes. Agradeço, mais uma vez, a cada um dos meus pares deputados pela confiança depositada em mim. Este é um reconhecimento que me enche de gratidão, mas, acima de tudo, me motiva a continuar trabalhando incansavelmente por esta Casa e pelo nosso estado”, ressaltou.

Selo comemorativo

Na ocasião, Iracema Vale anunciou o lançamento do selo comemorativo em alusão aos 190 anos da Assembleia e deu mais detalhes sobre a programação de aniversário, que iniciará no dia 16 de fevereiro.

Nessa data, será realizada uma corrida comemorativa que reunirá 3 mil corredores, com inscrições feitas por meio da doação de cestas básicas. Já no dia 17, está previsto um curso especial com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froes Sobrinho, que trará reflexões sobre a justiça e o papel do Legislativo na construção de um estado mais justo.

No dia 18 de fevereiro, acontecerá a inauguração do Memorial ALEMA, um espaço que contará a trajetória desta Casa, preservando a sua história e oferecendo um local de pesquisa para toda a população maranhense. Já no dia 19, será feito o lançamento da plataforma Alema Play, um aplicativo onde serão exibidos filmes e documentários sobre assuntos diversos e ainda sobre o trabalho desenvolvido nesta Casa.

Por fim, no dia 20 de fevereiro, acontecerá a sessão solene alusiva aos 190 anos da ALEMA e aos 35 anos da Constituição Estadual, ocasião em que será lançada a Constituição Estadual Anotada, um importante instrumento para fortalecer o conhecimento sobre nossas leis e garantir mais transparência e acessibilidade ao cidadão.

“Além das celebrações, iniciamos este biênio com metas claras e o dever de continuar aproximando a Assembleia do povo maranhense. Queremos estar cada vez mais presentes nas comunidades e municípios, ouvindo as demandas da população e discutindo os grandes temas do estado com responsabilidade e empenho”, concluiu Iracema Vale.