A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) estão com processo seletivo aberto para a contratação de um(a) assistente de monitoramento, que atuará na capital maranhense por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages). As inscrições irão até o dia 18 de abril.
A iniciativa visa fortalecer a estrutura de monitoramento e avaliação (M&A) do projeto, contribuindo diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos e sociais do Pages. O(a) profissional selecionado(a) apoiará a coordenação do projeto na atualização e implementação do Plano de M&A, monitoramento de indicadores do marco lógico e alimentação de sistemas de monitoramento, com atenção a dados desagregados por gênero, juventude e comunidades tradicionais.
Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, “o Pages vem avançando constantemente para cumprir sua missão em benefício dos agricultores do Maranhão, e a contratação de profissionais é indispensável para a execução do projeto”.
Entre as responsabilidades do cargo estão o suporte técnico na criação de um novo sistema de monitoramento; uso de tecnologias como Sistema de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto para acompanhamento em tempo real; assistência na realização de estudos de avaliação de impacto; e coordenação de técnicos da área de M&A. O cargo exige habilidades técnicas em métodos avaliativos, elaboração de indicadores Smart, domínio de plataformas de coleta e análise de dados, e produção de relatórios técnicos e dashboards.
Para Mariana Nóbrega, coordenadora geral do Pages, a contratação é fundamental para que as ações do projeto sejam monitoradas de forma precisa. “Essa é uma contratação estratégica do Pages, para garantir que a implementação tenha condições plenas de ser monitorada e avaliada de forma eficiente. Queremos que o marco lógico do projeto seja transformador e, para isso, essa contratação dará o suporte adequado”, afirma.
A contratação exige que o candidato possua ensino médio completo, com experiência mínima de quatro anos em M&A, ou um ano para candidatos com ensino superior, sendo diferencial formação nas áreas de humanas, geografia, administração, tecnologia da informação ou engenharia. Fluência em português é obrigatória, e conhecimentos em inglês e espanhol são desejáveis.
A vaga promove igualdade de oportunidades a partir do fortalecimento das capacidades promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), parceiro implementador do Pages.
Interessados devem se inscrever no site www.undp.org do Pnud na aba “Envolva-se”.
Sobre a contratação
O projeto Pnud, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, refere-se a um projeto de apoio ao Pages para o fortalecimento institucional e ampliação das capacidades locais. Entre ods objetivos está a constituição de equipes de gestão, monitoramento, avaliação e assessoria técnica.
Este TOR trata da necessidade de contratação de profissionais que serão responsáveis pela prestação de assistência ao Pages em monitoramento e avaliação, em tempo integral, durante todo o período de sua implementação, exclusivamente para o alcance de seus objetivos, para que possam seguir o cronograma de execução das atividades acordadas entre GEM, Pnud e Fida.
Foto: Divulgação