SAF realiza Encontro de Secretários Municipais da Agricultura Familiar

Publicado em: 6 de maio de 2025

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realiza nesta terça-feira (6) o I Encontro Estadual de Secretários Municipais da Agricultura Familiar, que reunirá secretários e secretárias do setor para discutir e trocar experiências visando o fortalecimento e desenvolvimento rural sustentável do Maranhão.

O evento será em São Luís, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, das 14h às 18h, e contará com a presença dos 217 gestores das secretarias municipais da agricultura familiar, além de representações e organizações ligadas ao setor para debater as políticas públicas e ações que promovam a melhoria da vida dos trabalhadores rurais do Maranhão.

Durante o encontro, serão apresentadas as políticas públicas efetivadas pelo Governo do Estado, passando pelas ações de acesso à água, à terra, ao mercado institucional e outros programas e projetos que, juntos, asseguram os direitos dos agricultores familiares de todo o estado.

De acordo com o secretário da pasta, Bira do Pindaré, a SAF, ao longo dos últimos anos, tem buscado ouvir o poder público e a sociedade civil nos debates voltados para a temática rural, por entender que o sucesso da agricultura familiar depende da união entre os poderes estadual e municipal.

“As políticas públicas para a melhoria da vida dos nossos trabalhadores rurais precisam ser efetivadas com a união de várias esferas governamentais, e este I Encontro é justamente para ouvirmos e debatermos as ações e estar à disposição dos municípios para esclarecer dúvidas sobre os programas executados pela Secretaria. Será um espaço enriquecedor e esclarecedor em prol da agricultura familiar do Maranhão”, destacou Bira do Pindaré.

As inscrições para participar do encontro já estão disponíveis no site da SAF: www.saf.ma.gov.br. Podem se inscrever secretários, secretárias, prefeitos e prefeitas ou seus representantes interessados em fortalecer a agricultura familiar do Maranhão.

Foto: Divulgação