De várias regiões do Maranhão, mais de 140 secretários e secretárias municipais da agricultura familiar participaram do 1º Encontro Estadual de Secretários(as) Municipais da Agricultura Familiar, realizado nesta terça-feira (6), em São Luís. O evento foi uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
O Encontro teve foco em reunir os gestores municipais do setor do campo e oportunizar um espaço de apresentações de políticas públicas, troca de experiências e diálogo sobre o desenvolvimento rural dos municípios. Durante o evento, a SAF promoveu importantes lançamentos e entregas para fortalecer a agricultura familiar do Maranhão.
Dentre as ações, o lançamento do novo edital exclusivo para expositores para a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) que tenham interesse em desenvolver atividades, projetos e trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento ligados à agricultura familiar e que apresentem interesse em participar como expositores. As inscrições já estão disponíveis em www.saf.ma.gov.br e estarão abertas até dia 6 de julho. A 3ª Femaf será realizada de 25 a 28 de novembro, na Lagoa da Jansen, e nesta edição, estará no contexto da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar.
Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, ao longo dos últimos anos, a SAF tem buscado ouvir o poder público e a sociedade civil nos debates voltados para a temática rural, por entender que o avanço da agricultura familiar depende da união entre os poderes estadual e municipal.
“As políticas públicas para a melhoria da vida dos nossos trabalhadores rurais precisam ser efetivadas com a união de várias esferas governamentais, e este I Encontro é justamente para ouvirmos e debatermos as ações e estar à disposição dos municípios para esclarecer dúvidas sobre os programas executados pela Secretaria”, destacou Bira do Pindaré.
Ainda no Encontro, o novo Selo Gosto do Maranhão foi apresentado ao público marcando uma nova fase para ampliação do acesso dos agricultores familiares à identificação de seus produtos de origem do campo. O Selo permite fortalecer as identidades sociais e produtivas dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral. Também foi anunciada a criação do Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar, que entre seus objetivos, estará auxiliando os trabalhadores rurais na qualidade, qualificação e certificação e acesso aos mercados, como o Selo Gosto do Maranhão.
Com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão, foram entregues laudos de recomendação de adubação realizadas pelo laboratório móvel de análise de solos – Fertmóvel. Com os resultados das análises em mãos, os agricultores poderão investir na sua produção com recomendações técnicas precisas de correção e adubação, garantindo maior produtividade.
Outro destaque do Encontro foi a apresentação do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural como instrumento de desenvolvimento econômico e social estratégico visando o desenvolvimento rural e combate à fome com ações e estratégias. O secretário-chefe da Casa Civil recebeu o documento e afirmou que “o Maranhão é um estado rural e esse encontro serviu como uma ponte de diálogo para fortalecer as ações voltadas aos homens e mulheres do campo.